Cartórios do Amazonas têm a Central de Informações do Registro Civil como aliada para melhoria da prestação de serviços

 em Comunicados, Notícias

A ferramenta tecnológica é destinada aos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais

A Central de Registro Civil (CRC) é o Portal Oficial dos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais, instituída pelo Provimento no 46 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que congrega toda a base de dados de nascimentos, casamentos, óbitos, emancipações, ausências e interdições, permitindo a localização de assentos em tempo real e a solicitação de certidões eletrônicas e digitais entre cartórios e entre cartórios e Poder Judiciário, além de uma série de outras funcionalidades.

O acesso à Central é exclusivo dos cartórios mas a tecnologia permite que o atendimento ao público seja, ainda mais, eficiente.

Para o tabelião-substituto do Cartório Brito, de Autazes, no interior do Amazonas, Lourival Júnior, o portal tornou o atendimento ao público mais ágil.

“A CRC não só facilitou na emissão de CPFs nos registros civis, como também facilitou a busca dos usuários para emissão de registros de outras cidades fora da comarca em que foi tirada seu registro civil. Sem falar que eliminou o tempo de espera dos correios. Também alguns relatórios foram centralizados com a criação da CRC, que fazia com que os cartórios tirassem um funcionário para alimentar as informações necessárias para os relatórios mensais” afirmou Lourival.

Por Agnaldo Oliveira Júnior
Assessoria de Comunicação
Anoreg/AM

X