Do 3º ao 5º RCPN de Manaus: Leonam Portela relata suas experiências como titular de cartório

 em Notícias

No último mês, o registrador migrou de serventia, após processo de reescolha, e passa pelo período de adaptação em sua nova casa

Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM) dá continuidade à série de entrevistas com delegatários que assumiram serventias extrajudiciais no estado após a realização de concurso público pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ/AM).

Na terceira edição do projeto, a Anoreg/AM conversa com Leonam da Costa Portela, de 37 anos, natural de São Paulo de Olivença, município do interior do estado, atualmente titular do 5º Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais de Manaus. Sua formação inclui Graduação em Direito, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Pós-graduação em Direito Público e em Direito Civil/Processual pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus; Mestrando em Direito, também pela Ufam; Mestrando em Ciências Jurídicas; pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali); e Mestrando em Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad, pela Universidade de Alicante, na Espanha. 

Leia abaixo a entrevista na íntegra: 

Anoreg/AM – Como chegou ao segmento de serventias extrajudiciais?

Leonam da Costa Portela – Inicialmente, o objetivo era seguir a carreira da Magistratura. No entanto, durante a preparação, tomei conhecimento da reabertura de inscrições para o Concurso de Cartórios do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), até então suspenso judicialmente. Nessa época, eu residia em outro estado e vi a oportunidade de voltar para o nosso querido Amazonas, meu estado natal. Após inúmeras e dificílimas fases, logrei êxito no concurso e consegui uma boa classificação, o que possibilitou a escolha de uma Serventia na Capital.

Anoreg/AM – Recentemente, houve processo de reescolha e você optou por migrar para o 5º RCPN. Antes disso, foi titular no 3º RCPN de Manaus. Como foi a experiência na antiga casa?

Leonam da Costa Portela – A experiência foi bastante desafiadora. Diariamente trabalhamos no intuito de desburocratizar o atendimento extrajudicial, a fim de promover a desjudicialização das demandas. Muitas situações acabam chegando ao Poder Judiciário, quando poderiam ser resolvidas no âmbito extrajudicial.

Anoreg/AM – No fim do mês passado, você migrou para o 5º RCPN. Quais são os planos para esta serventia?

Leonam da Costa Portela – A expectativa é grande, pois temos a intenção de revitalizar essa nova serventia, assim como fizemos com o 3º oficio. Pretendemos dar continuidade à nossa marca: urbanidade e rapidez na prestação do serviço público, sem descuidar da segurança jurídica.

Anoreg/AM – Quais desafios enfrentou e/ou enfrenta como titular destes cartórios?

Leonam da Costa Portela – Por ser neófito, as maiores dificuldades estão nos aspectos práticos da prestação do serviço. O 3º RCPN de Manaus é a minha primeira serventia. Então, a falta de experiência trouxe desafios à parte. Porém, pelo retorno positivo dos usuários, estamos no caminho certo, agregando urbanidade no atendimento, agilidade e segurança jurídica, tão imprescindíveis na prestação do serviço público delegado.

Anoreg/AM – Qual ou quais novos projetos estão sendo implementados no cartório onde você está atuando?

Leonam da Costa Portela – O principal projeto hoje consiste na informatização e digitalização do acervo. Pretendemos utilizar todos os meios tecnológicos possíveis para potencializar a boa prestação do serviço. Trata-se de medida que se impõe, para que possamos conduzir o Cartório com mais eficiência e agilidade. 

Anoreg/AM – Quais serão os seus próximos passos?

Leonam da Costa Portela – Sem dúvida, o próximo passo é a modernização do serviço, com a utilização de todas as ferramentas tecnológicas disponíveis e informatização do acervo. Além de investimento na profissionalização da equipe de colaboradores.

Anoreg/AM – Como avalia a importância dos serviços cartorários à população?

Leonam da Costa Portela – Todos nós passamos pelos Cartórios em algum momento da vida. Mas não é só isso. Especificamente falando dos Cartórios de Registro Civil, tais Ofícios prestam informações para inúmeros órgãos, a exemplo do IBGE, Previdência social, Justiça Eleitoral, dentre outros. Assim, essas serventias possuem uma importância grandiosa e são fundamentais para o exercício da cidadania.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/AM

X