Em alusão à campanha Agosto Lilás, dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM), em parceria com o Instituto As Manas, promoveu, no último sábado (30/08), uma ação social voltada para mulheres. O evento aconteceu na Igreja Católica Sant’Ana, localizada na comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona Leste de Manaus.
Das 9h às 11h, uma série de serviços gratuitos foram oferecidos, incluindo orientação jurídica prestada pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade La Salle; orientação e encaminhamentos prestados pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPCD); corte de cabelo; e entrega de kits de autocuidado.
Além disso, a programação contou com uma roda de conversa sobre violência contra a mulher, abordando os direitos das vítimas e os caminhos para a prevenção e enfrentamento, ministrada pela diretora de Direitos Sociais e Cidadania da Anoreg/AM, Geiza Matos, e pela presidente do Instituto As Manas, Amanda Pinheiro. A ação ofereceu, ainda, serviços voltados para as crianças presentes, como roda de pintura, além de limpeza odontológica, sob os cuidados da cirurgiã-dentista Heloize Carneiro.
Também estiveram presentes as diretoras da Anoreg/AM Isabel Cerqueira e Nathalie Raposo, e a equipe de colaboradores da entidade, que estiveram diretamente envolvidos na organização e execução das atividades.
Segundo a diretora Geiza Matos, a ação teve como propósito acolher e fortalecer as mulheres da comunidade. “Tudo com o intuito de auxiliar essas mulheres e também aumentar a autoestima delas por meio de atendimento, corte de cabelo, embelezamento, para que elas saiam daqui não apenas com orientações, mas com a sua energia e beleza renovadas. Queremos que saibam que podem contar com a Anoreg/AM e com todas as instituições aqui presentes para auxiliá-las no resgate da inserção social e da identidade. Muitas vezes, a mulher vítima perde seus documentos, tem seus registros incinerados, e é nesse momento que mostramos que a Anoreg pode ser um elo entre essas mulheres e os cartórios, que têm a sua função social reconhecida em lei.”
A presidente do Instituto As Manas, Amanda, reforçou a importância de levar informação e serviços básicos diretamente às comunidades como forma de prevenção à violência. “Nós entendemos que a política pública é eficaz quando ela chega até quem precisa. Quando viemos à comunidade para atender diretamente, oferecendo serviços, orientações e acesso à informação, nós colocamos a política pública em prática. Assim, trabalhamos não apenas para enfrentar a violência agora, mas também para preveni-la, promovendo uma mudança de mentalidade, de comportamento e garantindo que essas mulheres conheçam e tenham acesso aos seus direitos.”
Com essa iniciativa, a Anoreg/AM reforça seu compromisso em apoiar ações que valorizem, orientem e protejam as mulheres, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e consciente.
Fonte: Anoreg/AM