Anoreg/AM, Arpen/AM e cartórios de Registro Civil de Manaus participam de ação “Pop Rua Jud” promovendo cidadania na Praça da Matriz

Compartilhe

A Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen/AM) e cartórios de Registro Civil de Manaus participaram, na manhã desta terça-feira (21), da ação “Pop Rua Jud”, realizada na Praça da Matriz, no Centro de Manaus.

Durante o evento, o segmento extrajudicial ofereceu serviços gratuitos de cidadania, com destaque para a emissão de primeiras e segundas vias de certidões de nascimento, documento essencial para o exercício de direitos e o acesso a políticas públicas.

Sobre a ação

A iniciativa é parte do programa Pop Rua Jud, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e regulamentado pela Resolução nº 425/2021, que institui a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades. O objetivo é ampliar o acesso à Justiça e à cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo atendimento humanizado, sem burocracia e de forma integrada entre as instituições.

No Amazonas, a ação foi coordenada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc/AM), reunindo diversos órgãos públicos e entidades civis em um esforço conjunto para garantir inclusão e dignidade à população em situação de rua.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo