A ação aconteceu na Casa de Acolhimento Ycamiabas, em Manaus, e contou com uma roda de conversa junto às assistidas pelo espaço.
Cumprindo sua agenda socioambiental, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM) entregou, na manhã deste sábado (19), kits de higiene à Casa de Acolhimento Ycamiabas, localizado no bairro Aparecida, zona Sul de Manaus, que atende mulheres vítimas de violência doméstica ou em vulnerabilidade social. A ação teve apoio de cartórios da capital e do interior e contou com uma roda de conversa junto às assistidas pelo espaço.
Os kits foram arrecadados por meio da campanha Agosto Com Elas, de iniciativa da Anoreg/AM, que convocou as serventias extrajudiciais a se engajarem ao projeto.
A diretora de Direitos Sociais e Cidadania da Associação, Geiza Matos, participou da entrega e destacou o papel que a Anoreg exerce, ampliando o contato social com instituições que almejam acolher a sociedade. “Esses projetos são uma extensão do trabalhos dos notários e registradores, que vai muito além do que é feito no cartório. Hoje, aqui, percebemos como as serventias são importantes pontos de apoio em razão da sua presença”, disse a diretora mencionando a campanha Sinal Vermelho, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estabelece os cartórios como locais de acolhimento e direcionamento às mulheres vítimas de violência.
Também estiveram presentes as diretoras da Anoreg/AM, Lilian Rodrigues de Itapiranga, e Nathalie Moreira de Novo Aripuanã,
além das delegatárias Juliana Fioretti do 7º Tabelionato de Notas de Manaus, Adrianne Sanches de Codajás e Laís Buganeme de Beruri. Junto ao time feminino da Associação, as representantes dos cartórios conversaram com as assistidas pela casa, orientando e informando como proceder em casos de violência.
A Casa de Acolhimento Ycamiabas é um espaço de responsabilidade da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), possui seis dormitórios e disponibiza abrigo temporário às mulheres e a seus filhos por até 90 dias. Os acolhidos contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogas e pedagogas para apoiá-los nesse processo de recuperação emocional e reinserção no mercado de trabalho.
Graça Prola, subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e de Direitos Humanos da Semasc acompanhou a ação e pontuou a importância da parceria. “É fundamental não só pela entrega dos kits mas também pela parceria estabelecida, uma vez que as mulheres podem receber orientações dos cartórios. Nós, enquanto Prefeitura de Manaus, estamos agradecidos pelo apoio e seguimos na busca de fortalecimento para fazermos um belo trabalho”, disse a subsecretária.
Fonte: Anoreg/AM