Entidades representantes dos Cartórios do Amazonas foram agraciadas com o prêmio na categoria “Instituição” por meio da inauguração do Sala de Fisioterapia Tabelião Zeno Veloso.
A Rede Ambiental de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR) elegeu a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (ANOREG/AM) e o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (SINOREG/AM) como vencedores do Prêmio Rares-NR de Responsabilidade Socioambiental. As entidades venceram na categoria “Instituição”, com o projeto de revitalização da sala de fisioterapia do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Rodrigues Viana, localizado no bairro Compensa, em Manaus.
O espaço foi equipado com 130 equipamentos entre bicicletas ergométricas, cadeiras de rodas, macas, escadas, exercitadores respiratórios, aparelhos de pressão, faixas elásticas, halteres e outros itens.
A sala de fisioterapia recebeu o nome de Tabelião Zeno Veloso, em homenagem ao jurista, professor e intelectual paraense, e foi reinaugurada em 1º de junho de 2021 com apoio das entidades por meio da campanha Cartórios Solidários, e com anuência do Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES/AM).
“É gratificante saber que esse projeto repercute até hoje, principalmente porque ele foi pensado com o objetivo de amenizar os impactos da pandemia do novo Coronavírus no estado e auxiliar na reabilitação de idosos no pós-Covid. É um belíssimo trabalho desenvolvido pelo meu antecessor, Marcelo Lima Filho, que, com certeza, ajudou e continua ajudando muitas pessoas”, disse o presidente da ANOREG/AM, David Gomes David.
Marcelo Lima Filho, presidente da Associação à época, afirma que a ação simboliza, de forma marcante, o espírito de solidariedade dos notários e registradores brasileiros e de seus colaboradores. “Rapidamente, nossos colegas se mobilizaram, individualmente ou por intermédio dos nossos institutos membros e sindicatos, para socorrer a população amazonense em um dos momentos mais dramáticos da nossa história recente. A infraestrutura da Sala Zeno Veloso tem contribuído bastante para a recuperação dos pacientes que se recuperam das sequelas da Covid-19 e também representa uma justa homenagem ao legado e à memória daquele que foi um dos maiores tabeliães brasileiros”, disse Marcelo, atual presidente do SINOREG/AM.
Os trabalhos premiados, de acordo com as categorias sinalizadas em edital, passaram pelo crivo de uma banca julgadora, composta por dois convidados renomados, e estiveram alinhados com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU.
Categoria “Cartórios”
![](https://infographya.com/anoreg-am/wp-content/uploads/2022/08/whatsapp-image-2022-08-25-at-11.24.09-300x225.jpeg)
O Cartório Extrajudicial da Comarca de Barcelos (AM), conduzido pela oficiala Geiza Matos, venceu a categoria
Cartórios, do Prêmio, com o projeto Amigos da Comunidade que tem o objetivo de combater o sub-registro; disseminar os serviços extrajudiciais; oferecer atendimento médico e odontológico, serviços de beleza, entretenimento e atividades lúdicas e educativas; proporcionando assim, mais dignidade às comunidades indígenas e ribeirinhas.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 26 de agosto de 2022, durante o Congresso da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), em Fortaleza.
Fonte: ANOREG/AM