Com doações que vão desde brinquedos sensoriais até tatames, a entidade ajuda a transformar o espaço de atendimento de dezenas de autistas atendidos pela Associação de Amigos do Autista no Amazonas.
Com o compromisso de unir responsabilidade social e conscientização, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM) realizou, na última quarta-feira (30), a entrega dos donativos arrecadados pela campanha “Páscoa Azul: Doce Inclusão”, promovida durante todo o mês de abril. A ação teve como beneficiária a Associação de Amigos do Autista no Amazonas (AMA), entidade referência no acolhimento e desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado.
A entrega foi realizada na sede da AMA, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, e contou com a presença da segunda vice-presidente da Anoreg/AM, Taís Batista Fernandes, além da equipe de colaboradores da Associação. Representando o segmento extrajudicial, a dirigente destacou a importância de ações como essa para promover a empatia e fortalecer o papel dos cartórios no cuidado com o próximo.
“A AMA é a única instituição do estado que cuida de pessoas diagnosticadas no espectro já estão na fase adulta. É um trabalho hercúleo, feito com dificuldade, porque eles contam com poucos recursos. Os notários e registradores do Amazonas estão fazendo não apenas uma boa ação, mas estão também mostrando que, além de prestar um bom trabalho para a população amazonense, nós também temos com um olhar de cuidado para o próximo”, afirmou Taís.
A “Páscoa Azul: Doce Inclusão” também contou com a adesão de cartórios associados, que se uniram à iniciativa. Entre os donativos entregues, estiveram 500 unidades de bolinhas coloridas, 12 brinquedos sensoriais e terapêuticos, 12 bambolês, 10 jogos pedagógicos, 10 placas de tatame, 6 rolos de papel de parede e 1 kit de cortina. Os donativos vão contribuir diretamente para o ambiente de acolhimento e aprendizado de mais de 90 pessoas atendidas no local.
A campanha abraçou a simbologia da Páscoa — tempo de renovação, esperança e partilha — e a associou à cor azul, que simboliza a conscientização sobre o autismo. Ao unir essas duas frentes, a Anoreg/AM reforça seu compromisso com uma sociedade mais humana, acessível e solidária.
A assistente social da AMA, Raimara Frota, expressou gratidão pela iniciativa e destacou o impacto direto que esses materiais terão nas atividades realizadas com os assistidos. “Há um bom tempo tínhamos esse sonho de adequar uma sala para promovermos um atendimento melhor para os nossos usuários. A Anoreg/AM está realizando esse sonho. Vamos estruturar a sala atendermos da melhor forma possível os nossos usuários. Muito obrigada”, disse.
Os donativos arrecadados pela campanha da Anoreg/AM vão beneficiar o filho de Fabiana Nascimento, uma das mães que contam com o trabalho da AMA. “A Anoreg está de parabéns, porque essa doação vai dar mais qualidade de vida. Eu, como mãe, agradeço a participação de vocês, de virem aqui, conhecerem a casa e vestirem a camisa. Quando um grupo vem aqui e faz doações, o coração de todas as mães é acalentado, porque a mãe está aqui, ela precisa, ela sabe da necessidade do filho”, afirma Fabiana.
A AMA atua de segunda à sexta-feira com trabalhos multidisciplinares que incluem atendimento psicológico, fonoaudiológico, atividade física, oficinas, atividades externas e muitos outros. Pessoas ou instituições interessadas em contribuir com o trabalho da AMA podem entrar em contato por meio do telefone (92) 99122-3494 ou pelas redes sociais.
Fonte: Anoreg/AM