Todos os cartórios puderam acompanhar a série de encontros online regionais, que foram realizados de 7 a 11 de junho pelo Canal da Anoreg/BR no YouTube
A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM) participou nesta sexta-feira (11.06) da série de encontros online do projeto Anoreg pelo Brasil: Lives Regionais, promovida pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e que contou com a participação dos presidentes das Anoregs da região Norte.
O objetivo das lives, que tiveram início na última segunda-feira (07.06), foi apresentar os projetos da Qualidade que serão desenvolvidos este ano, assim como difundir a atuação e as ações das entidades estaduais. Todos os cartórios puderam acompanhar as transmissões ao vivo pelo canal da Anoreg/BR no YouTube.
As lives foram conduzidas pela diretora da Qualidade da Anoreg/BR, Maria Aparecida Bianchin, que destacou a importância da troca de experiências entre todas as Anoregs. “Estamos ansiosos para conhecer as experiências das Anoregs da região Norte que têm muito a contribuir e mostrar para as Anoregs de todo o país a importância de ações que visam integrar não só os associados, mas as lideranças de todos os institutos membros”, disse. “Ao final dessa série de lives, serão compiladas todas as informações para a criação de um manual de ações e programas para todas as Anoregs, e assim poderemos disseminar as boas práticas e gerar mais economia e dinamismo nas nossas atividades”.
Além de expor as boas práticas das Anoregs estaduais, foi realizada durante o encontro online a apresentação dos Projetos da Qualidade deste ano: Prêmio Nacional das Anoregs (PNA), Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA) e o Programa Cartório Top. Acesse aqui para conhecer os Projetos da Qualidade da Anoreg/BR.
“Após nossa participação no PQTA, percebemos um avanço na qualidade da prestação dos serviços dos cartórios e isso reflete diretamente na imagem deles e das Anoregs. Ano passado tivemos quatro cartórios participando e queremos aumentar a participação nesse ano. Tenho certeza que os colegas vão participar mais, pois estamos investindo em certificações para que isso aconteça. Nossa inspiração é o que a Anoreg do Mato Grosso fez. Conseguiram, com um investimento racional, um recorde de participação e prêmios no PQTA. Também tenho certeza que o Programa Cartório Top, que visa permitir a participação de cartórios de todos os portes no PQTA, nos ajudará a aumentar essa participação”, afirmou José Marcelo de Castro Lima Filho, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado Amazonas (Anoreg/AM).
Para o presidente da Anoreg/AP, compartilhar iniciativas de gestão e qualidade melhoram os serviços oferecidos aos usuários dos cartórios. “Para a nossa atribuição de notário e registrador acabamos não adquirindo muitas qualificações para a administração, antes de assumir a serventia. Por isso, todas as boas ideias e iniciativas para melhorar nossa gestão devem ser compartilhadas entre todos os estados, e a Anoreg/BR está incentivando e possibilitando essa troca na busca da qualidade de gestão e prestação de serviços. Todos os Programas de Qualidade são de grande importância para os cartórios, mas principalmente o Programa Cartório Top, que nos permitirá mapear o funcionamento dos cartórios e posteriormente otimizar a prestação dos nossos serviços. No Amapá, vamos aderir ao máximo nos programas de qualidade, pois ano passado um cartório recebeu o prêmio Diamante no PQTA e agora queremos mais cartórios tendo essa experiência. Os Programas de Qualidade da Anoreg/BR chegam em excelente momento e de grande necessidade, pois por causa da pandemia, não paramos e tivemos de manter o nível de qualidade com os nossos usuários, e seguiremos com esse nível”, revelou Victor Ribeiro Fonseca Vales.
O presidente da Anoreg/TO revelou que a entidade investe em tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços prestados. “Acredito que nesse ano temos algo a apresentar no PQTA e que possa ser utilizado pelos colegas, que é o nosso Programa Cartório Digital. A tecnologia é a nossa qualidade e estamos trabalhando para a implantação de um canal de whatsapp institucional, chamado Cartório na Atividade, para que os cartórios atendam os seus usuários com padronização, profissionalismo e agilidade. Ainda nessa linha da qualidade, criamos em 2016 um projeto para transformar o nome dos nossos serviços, para que a população saiba como os procedimentos são complexos, não são apenas um carimbo”, informou Valdiram Cassimiro da Rocha Silva.
“Estamos engatinhando em alguns aspectos e temos muito que aprender com os exemplos dos nossos colegas das demais Anoregs. O acesso aos nossos serviços é feito, na maioria, para pessoas da área rural, que tem certa resistência ao uso da tecnologia, mas implantamos uma central de tecnologia na pandemia e isso nos fortaleceu, mas não temos nada programado para ser desenvolvido em questão de qualidade ainda. Apenas três cartórios participaram do certificado de qualidade, mas queremos e vamos aumentar essa adesão”, revelou Ana Paula Gavioli Bittencourt, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Acre (Anoreg/AC).
“Aqui, os cartórios eram muito precários e, desde que assumimos, fomos melhorando esse atendimento. Também estamos engatinhando, somos um estado pequeno, são apenas 11 municípios e só um tem acima de 20 mil habitantes. Melhoramos muito do que era antes, inclusive em questões de instalações, mas a energia elétrica ainda é um grande problema, pois usamos a da Venezuela e particulares. Estamos com um projeto para que a Anoreg daqui possa contratar um profissional de T.I, a partir de um sistema subsidiado, para os cartórios do interior e assim interligamos todos, atendendo o provimento do CNJ e principalmente, termos mais qualidade. Pretendemos participar mais dos programas da qualidade da Anoreg/BR, mas ainda não temos o básico. Resolvendo o sistema de informática poderemos avançar na participação dos prêmios. A gente tem que acompanhar e ter a mesma qualidade nos serviços de todos os cartórios e aos poucos conseguiremos”, avaliou Inês Maria Viana Maraschin, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Roraima (Anoreg/RR).
“Tivemos a intenção de participar do PQTA no ano passado, mas por causa da pandemia tivemos que reduzir o quadro de colaboradores, focar em nos adaptarmos a nova realidade e investirmos em tecnologias, pois em nenhum momento interrompemos o atendimento ao público. Mas aqueles que participam do PQTA tem tido bons resultados. Um cartório chegou a receber o prêmio diamante, que é o principal. Por isso, os demais têm muito interesse em participar. Nesse ano, como o PQTA será virtual, acredito que a adesão tende a ser maior e esse é o nosso objetivo: mais participações, já que visamos constantemente a melhoria nos atendimentos” destacou Vinicius Alexandre Godoy, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Roraima (Anoreg/RO).
Moema Locatelli Belluzzo, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (Anoreg/PA), foi representada por Pedro Rocha, diretor de Qualidade da entidade. “Estou muito feliz de ter a oportunidade de trocar experiência com os colegas, isso é muito importante. Ano passado manifestamos vontade de participar do PQTA, mas não conseguimos. Formamos uma Comissão de Qualidade e Gestão Inovadora, e inspirados no exemplo da Anoreg Bahia buscamos uma consultoria, com valor justo, para nos ajudar a nos preparamos para o PQTA e compartilhamos essa solução com todos os colegas do estado. Acredito que pelo menos 20 cartórios vão participar dessa edição”, contou.
A diretora executiva da Anoreg/BR, Fernanda de Almeida Abud Castro, representou o presidente da entidade, Claudio Marçal Freire, no encontro virtual. “Agradecemos a participação de todas as Anoregs nas lives, que foram realizadas no decorrer dessa semana, e enfatizamos que a Anoreg/BR está muito orgulhosa pelos trabalhos desenvolvidos e apresentados por cada Anoreg. Estamos à disposição de todas as Associações e cartórios e nos comprometemos a unir forças e ajudar no que pudermos para mostrar como somos unidos e oferecemos serviços de qualidade para os nossos usuários”, afirmou Fernanda.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/BR