Entre os principais tópicos, estiveram a relevância dos Cartórios do Amazonas na promoção da cidadania, a realidade das serventias deficitárias, além da própria demanda de digitalização dos acervos.
![](https://infographya.com/anoreg-am/wp-content/uploads/2022/07/mik7398-scaled-1-300x221.jpg)
Na tarde desta quinta-feira (21), a diretoria da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (ANOREG/AM) reuniu-se com o governador do Estado, Wilson Lima, para tratar sobre o projeto de digitalização dos acervos dos Cartórios de Registro Civil. O encontro aconteceu no bairro Adrianópolis, em Manaus e contou com a participação de oficiais registradores de vários municípios amazonenses.
O diretor da ANOREG/AM Jeibson Justiniano, representando o presidente da David Gomes David, conduziu a reunião, acompanhado da secretária-geral Taís Batista Fernandes, onde apresentou, ao governador, dados sobre o cenário extrajudicial no estado. Entre os principais tópicos, estiveram a relevância dos Cartórios do Amazonas na promoção da cidadania, a realidade das serventias deficitárias, além da própria demanda de digitalização dos acervos.
“Encontros como estes são de extrema relevância para o segmento extrajudicial. Pudemos falar sobre os serviços eletrônicos já em pleno funcionamento no país e sobre a Lei 14.382/2022 que chega justamente para ampliar essas possibilidades. Sabemos que os Cartórios são portões de entrada ao cidadão e que a modernização dos processos se faz ainda mais necessária em um estado como o Amazonas que é grande, porém, com uma concentração demográfica bem espalhada e de difícil acesso”, disse o diretor Jeibson.
Na oportunidade, Justiniano entregou ao governador um ofício solicitando apoio nesse processo de digitalização dos documentos propondo um Termo de Cooperação entre as entidades.
Em seu discurso, Wilson Lima destacou seu compromisso com os Cartórios afirmou que montará uma comissão para
![](https://infographya.com/anoreg-am/wp-content/uploads/2022/07/mik7160-scaled-1-300x200.jpg)
viabilizar a parceria. “Desde o início do meu mandato, tenho participado desses encontros com o intuito de encontrar caminhos para colaborar com o trabalho de vocês. Tenho o compromisso de montar uma comissão para estudar quais são as competências do Estado e de que forma podemos contribuir”, disse o governador acrescentando que se coloca à disposição.
Nas redes sociais, o chefe do Executivo estadual falou sobre o encontro. “Foi um momento muito proveitoso, onde apresentei uma prestação de contas das ações do nosso governo e também ouvi as demandas dessa categoria que presta um serviço essencial, especialmente no interior do estado”, pontuou Wilson.
Presentes
Compuseram a mesa da reunião o chefe da Casa Civil do Estado, Flávio Cordeiro; o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa; o secretário de Governo, Sérgio Litaiff Filho; e o subprocurador adjunto da Procuradoria Geral da Prefeitura de Manaus, Marco Aurélio Choy.
![](https://infographya.com/anoreg-am/wp-content/uploads/2022/07/mik7391-scaled-1-300x200.jpg)
Também estiveram presentes o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Amazonas (ARPEN/AM) e diretor de Registro Civil da ANOREG/AM, Leonam Portela, a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Amazonas (CNB/AM), Juliana Fioretti, além de oficias registradores de Manaus e dos municípios de Anamã, Autazes, Barcelos, Benjamin Constant, Canutama, Careiro Castanho, Coari, Codajás, Humaitá, Iranduba, Jutaí, Manicoré, Novo Aripuanã e Presidente Figueiredo.
O diretor Jeibson Justiniano agradeceu a participação das autoridades e dos delegatários. “É estimulante para a Associação ter esses diálogos institucionais e contar com o apoio de oficiais. A presença de cada um é importantíssima, pois fortalece a nossa atividade. Tivemos, aqui na nossa reunião, delegatários que vieram de muito longe, com todas as dificuldades de locomoção que o Amazonas impõe, a exemplo da dra. Fabiana Mota, de Canutama, município com mais de 600 quilômetros de distância de Manaus. Agradecemos a cada um que fez esse esforço”, disse.
Fonte: ANOREG/AM