Na manhã de sexta-feira (10), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), passou a contar com o serviço de cartório para reconhecimento de firma, autenticações, transações de compra e venda, entre outros.
A iniciativa foi fruto de um pleito endereçado pelo Deputado Estadual Agusto Ferraz (DEM) ao Corregedor Geral de Justiça – Desembargador Flávio Pascarelli Lopes e contou com o apoio da ANOREG/AM, que por intermédio de seu Presidente – David Gomes David, viabilizou a adesão de 4 Tabelionatos de Notas, que se alternarão no atendimento em sistema de rodízio.
O desembargador Flávio Pascarelli, acredita que assim como aconteceu com a instalação do cartório no Instituto Médico Legal, o posto no Detran vai atender a uma parcela grande da população. Isso representa um benefício para a sociedade, e iniciativas como essas vão sempre receber atenção especial do TJ-AM, afirmou Pascarelli.
A medida vai dar mais celeridade aos trâmites burocráticos que antes eram resolvidos fora do Departamento de Trânsito, o que significa menos custos para o usuário que não precisará mais se deslocar até o cartório mais próximo.
De acordo com o diretor presidente do órgão estadual de trânsito, Leonel Feitoza, um milhão e seiscentos mil pessoas passaram pelo Detran em 2015 e 80% precisaram dos serviços dos Cartórios.