O convênio de cooperação técnica foi firmado entre a ANOREG-AM, representada pelo presidente, David Gomes David, e a Procuradoria Federal no Amazonas, representada pela Procuradora-Chefe, Dra. Helena Marie Fish Galiano, em conformidade com a lei 8666/93.
Com a assinatura do termo de cooperação a Procuradoria Federal no Estado do Amazonas passa a utilizar dados que estão contidos no Sistema de Registro de Imóveis eletrônico (e-RIDFT) que permite a consulta sobre a existência de bens imóveis registrados no Livro 2 Registro Geral, como também sobre a expedição de ordens de constrição ao Registro de Imóveis.
Para a Procuradora-chefe, Dra. Helena Galiano, o acesso aos dados via sistema, vai facilitar a dinâmica de atuação da Procuradoria.
Antes, um processo demorava, em média, 30 dias, agora pode ser realizado em 5 minutos, declarou a Dra. Helena.
Sobre o e-RIDFT
O sistema e-RIDFT foi desenvolvido respeitando a integridade e o domínio dos diversos bancos de dados dos Registros Imobiliários para a integração e centralização do acesso aos bancos de dados. Cada Cartório possui o repositório natural dos próprios dados, que serão disponibilizados para consulta ao sistema, através de um servidor WEB “Web Service” instalado em cada Cartório, que fará a comunicação entre os servidores de dados internos da serventia e a rede da Internet através do Repositório Central que receberá as solicitações e enviará aos web servicescorrespondentes.
O sistema possui os principais objetivos:
Ampliar e facilitar o acesso aos serviços dos Registros de Imóveis do DF e territórios, dar maior efetividade às decisões judiciais que diretamente atingem o status jurídico de imóveis registrados no DF, diminuir os custos de acesso da população aos serviços dos Registros de Imóveis, facilitar e agilizar as pesquisas aos bancos de dados dos Registro de Imóveis do DF, aumentar a agilidade e segurança das comunicações judiciais aos Registros de Imóveis do DF.
Segundo presidente da Anoreg-AM, David Gomes David, os sistemas criados para facilitar a vida do usuário estão abertos a todas as instituições que precisarem das informações.
Os nossos avanços tecnológicos ocorrem, sempre, com a intenção de servir aos clientes e instituições que precisam dinamizar os serviços para um atendimento mais rápido e eficaz, declarou David.