Lançado em 2014, o software de Gestão Notarial e Registral foi criado para facilitar o acesso aos dados cartorários e a troca de informações entre as serventias
A plataforma Cacique Web completa, em setembro, sete anos de criação e, por este motivo, a Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM) dá início à uma série de reportagens sobre o projeto que otimiza a gestão dos Cartórios do Estado. Nesta primeira matéria será abordado o aspecto histórico da plataforma, incluindo as motivações de sua criação e seus primeiros passos. Posteriormente ao resgate, serão exploradas a atual conjuntura e as futuras etapas do sistema.
Lançado em 2014, durante o V Encontro Amazonense de Notários e Registradores, o software de Gestão Notarial e Registral foi criado para facilitar o acesso aos dados cartorários, permitindo a troca de informações entre serventias extrajudiciais, observando, principalmente, a realidade do interior do Amazonas, com grandes problemas de acesso à internet, uma vez que o sistema não necessita de conexão a todo momento.
O projeto é coordenado pela Anoreg/AM e conta com a parceria da Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA., do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), além da Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech), que executa a plataforma.
Segundo o presidente da Anoreg/AM, Marcelo Lima Filho, o sistema nasceu adequado ao complexo cenário de infraestrutura de telecomunicações da região Norte. “O Cacique Web foi e é uma pedra angular no nosso segmento e, sem dúvida, veio para reduzir custos e atribuir ainda mais segurança aos cidadãos amazonenses, grandes usuários dos serviços extrajudiciais”, disse Marcelo.
Ainda de acordo com o presidente, a Anoreg/AM tem, desde o início, contribuído com o progresso da plataforma, com o intuito de facilitar, ao máximo, o uso do Cacique pelas unidades do interior. A Associação está em frequente contato com os delegatários para receber suas demandas e repassar à FPF Tech, para que o trabalho possa fluir da melhor maneira possível.
A então superintendente da FPF Tech, Rosanila Feitoza, disse, durante a cerimônia de lançamento do sistema, que o Cacique Web “é uma ferramenta de gestão centralizada, que informatiza os processos dos cartórios e integra-os a outros órgãos Públicos Federais, Estaduais e Municipais, baseado em diretrizes de segurança da Informação”. Ela complementou, ainda, que o nome do sistema foi pensado como uma representação regional de centralização e controle, aliada ao aspecto tecnológico.
Primeira fase
No seu ano de lançamento, o Cacique Web foi instalado em projeto piloto no 2º Tabelionato e Registros de Manacapuru, no Cartório Único de Novo Airão, no Cartório do judicial e anexos da 3ª vara de Itacoatiara, e no Cartório Único de Autazes. Naquela primeira fase, foram trabalhados registros de nascimento, casamento e óbito, chegando a 1.700 atos tramitados pela plataforma, além da utilização de 2.600 selos.
Antes da implementação do projeto, muitos cartórios não possuíam qualquer plataforma que gerisse seus processos internos e, nem mesmo, instrumentos de controle financeiro e administrativo, o que poderia acarretar em perda permanente de informações.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/AM