Cartório de Amaturá realiza ação com limpeza de espaços públicos e combate ao sub-registro

Compartilhe

O Cartório Extrajudicial de Amaturá realizou, no último mês, uma ação socioambiental com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância do descarte ecológico de resíduos e diminuir a taxa de sub-registro civil no município localizado a 1,2 mil quilômetros de Manaus. O projeto contou com apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM).

A iniciativa aconteceu em duas etapas, com a primeira realizada no dia 15 de julho, com participação do Pelotão Mirim, projeto socioeducativo da Polícia Militar. Na oportunidade, aproximadamente 200 voluntários fizeram a limpeza de toda a praça São Cristóvão e da orla do Porto de Amaturá recolhendo em torno de 200 quilos de lixo que foram descartados no local adequado.

Já no dia 18 de julho, aconteceu a segunda etapa da ação, na sede do cartório quando foram divulgadas informações sobre
o procedimento de registro de nascimento tardio por meio de panfletos, banners, palestra e veiculação em rádio. O trabalho resultou na expedição de 11 primeiras vias de certidões de nascimento.

Segundo o titular do Cartório de Amaturá, Paulo Said Haddad Neto, a realidade do município é parecida com a de outras cidades do interior. “Existem muitas comunidades distantes da sede do município e, com isso, pouca informação sobre o assunto é difundida. Todos os brasileiros precisam saber sobre a importância do registro civil e a total insegurança jurídica que a sua ausência pode acarretar na vida de um indivíduo”, disse Paulo acrescentando que a ação ambiental também é primordial na preservação do meio ambiente para as gerações futuras.

 Para os próximos meses, o Cartório de Amaturá pretende realizar outras campanhas relacionadas ao casamento coletivo e Dia das Crianças, com apoio de diversos órgãos e foco em sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Fonte: Anoreg/AM

Title ×
Rolar para cima
Pular para o conteúdo