Cartório de Fonte Boa e órgãos de assistência social alinham estratégias para erradicar o sub-registro no município

Compartilhe

Busca ativa e conscientização em rádios, espaços públicos e redes sociais serão algumas das medidas a serem adotadas. Estimativa aponta 15 mil pessoas não registradas no município.

Na tarde desta sexta-feira (25.06), a delegatária do Cartório Único de Fonte Boa, Thaís Vieira Soares, participou de reunião para tratar sobre o sub-registro de crianças, adolescentes e adultos do município que não possuem certidão de nascimento. O encontro aconteceu na sede do Conselho Tutelar local e contou, também, com a participação de representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e do programa Criança Feliz.

Após a reunião, ficou decidido que será realizada uma busca ativa, junto às comunidades ribeirinhas e das zonas urbana e rural do município, identificando a população sem registros de nascimento. Com a coleta desses dados, será articulada a melhor estratégia voltada à meta de erradicar o sub-registro no município. Estima-se que, aproximadamente, 15 mil pessoas em Fonte Boa não possuam registro, de acordo com dados divulgados pelas secretarias de Administração, Educação e Saúde do município.

“Começaremos esclarecendo a população por meio de rádios locais e carros de som em conjunto com a busca ativa. As redes sociais, como Facebook e WhatsApp, serão ferramentas essenciais nessa campanha de massificação de informações. Fixação de cartazes nos órgãos públicos, além de palestras educativas em escolas, igrejas, sindicatos e associações também serão feitos”, disse a titular Thaís Vieira Soares, acrescentando que caravanas itinerantes irão até as comunidades ribeirinhas para a registrar a população.

Atualmente, já são feitas, pelo cartório, visitas diárias à maternidade local para coletar dados e documentos necessários aos registros de nascimento dos bebês. A entrega dos registros na unidade é feita, antes mesmo, da alta médica das mães.

Vale destacar que a primeira via da certidão de nascimento é gratuita e deve ser emitida no primeiro dia de vida da criança, sendo direito fundamental. De todo modo, pessoas de qualquer idade que ainda não tenham sido registradas, podem se dirigir ao Cartório de Fonte Boa para emitir o documento.

Para estimular o registro civil na comarca de Fonte Boa, o cartório tem ampliado o horário de atendimento que, hoje, acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, incluindo o horário de almoço. Os registros de nascimento também passaram a ser emitidos todos os dias úteis, sendo que, antes, eram feitos em dias alternados. O Cartório Único de Fonte Boa fica localizado na avenida Francisco Pereira de Souza.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/AM

Rolar para cima
Acessar o conteúdo