Teve início nesta segunda-feira (12) a terceira edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, uma ação nacional de combate ao sub-registro civil e de promoção da cidadania. Em Manaus, a mobilização acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques até a próxima sexta-feira (16), das 8h às 14h, reunindo mais de 15 instituições em um grande mutirão de serviços gratuitos para a população.
Representando a atividade extrajudicial amazonense, participaram da abertura do evento diversos nomes do segmento notarial e registral, como o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM), David Gomes David; o primeiro vice-presidente da Anoreg/AM e presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Amazonas (IEPTB/AM), Cloves Siqueira; a segunda vice-presidente da Anoreg/AM e vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Amazonas (Arpen/AM), Taís Batista Fernandes; o diretor da Anoreg/AM, Jeibson Justiniano; a diretora de Ações Sociais e Cidadania da Anoreg/AM, Geiza Matos e a diretora da Arpen/AM, Ana Paula Batista Garcia.
A presença ativa dos representantes das entidades dos cartórios do Amazonas reforça o compromisso da classe com o enfrentamento ao sub-registro e com a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade. “O documento de nascimento é a porta de entrada para todos os demais direitos. Estar aqui é, antes de tudo, um ato de responsabilidade social da nossa classe”, afirmou o presidente da Anoreg/AM, David Gomes David.
Durante toda a semana, a Anoreg/AM, a Arpen/AM e os dez cartórios de Registro Civil de Manaus estarão presentes no local realizando atendimento direto ao público. Estão sendo oferecidos gratuitamente serviços como 1ª e 2ª vias de certidões de nascimento, documentos essenciais para acesso a programas sociais, educação, saúde e outros direitos básicos.
“É um orgulho para nós, como registradores civis, contribuirmos com uma ação que resgata a dignidade de tantas pessoas por meio do documento mais básico de todos: a certidão de nascimento”, destacou a segunda vice-presidente da Anoreg/AM e vice-presidente da Arpen/AM, Taís Batista Fernandes.
Registradores civis também marcaram presença no primeiro dia da ação, como Daiana Flores (1º RCPN), Maria da Graça Miranda Sales (2º e 5º RCPN), Cyro Matiniano (4º RCPN), Diogo Lins (6º RCPN e Ofício Único de Nova Olinda do Norte), Miguel Agra (8º RCPN), Thaís Vieira (9º RCPN e Ofícios Únicos de Fonte Boa e Lábrea), Silvana Lima (10º RCPN e Ofício Único de Manaquiri), José Sonilson Maués (Ofícios Únicos de Autazes e Japurá) e Larisse Moura (Apuí e Juruá).
Cartórios do interior do estado também integram a mobilização, realizando atendimentos virtuais por meio da Central de Informações do Registro Civil (CRC), garantindo que a ação alcance o maior número possível de cidadãos, mesmo em localidades distantes da capital.
Sobre o “Registre-se!” 2025
Coordenado regionalmente pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, o “Registre-se!” conta com a participação de 15 órgãos de diferentes esferas, o que possibilita ao público solicitar, além dos serviços cartorários, documentos como Carteira Nacional de Identificação (CNI), CPF, Título de Eleitor, entre outros, além de orientações jurídicas, de saúde e sociais. A ação também chegará ao interior, com atividades presenciais em Humaitá, nos dias 15 e 16 de maio.
“O ‘Registre-se!’ é mais que um mutirão. É um ato de justiça. Cidadania começa com um nome, com o reconhecimento legal da existência. Esta é uma oportunidade de mostrarmos que é possível construir cidadania em cada canto do Amazonas. O Judiciário está mais próximo da população, para proteger, incluir e reconhecer quem mais precisa”, disse o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, José Hamilton Saraiva dos Santos, em seu discurso de abertura.
Fonte: Anoreg/AM