Comitê de Trabalho Interinstitucional conduzirá ações de regularização fundiária no Amazonas

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Foto: Chico Batata / TJAM

Nesta segunda-feira, (19), foi instituído, por meio de decreto assinado pelo governador Wilson Lima, o Comitê de Trabalho Interinstitucional para fomentar o Programa Permanente de Gestão Fundiária e Sustentabilidade da Amazônia. O comitê conta com a participação da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM) em sua estrutura.

Em reunião, o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ/AM) também assinaram um termo de cooperação técnica instrumentalizando as ações voltadas à gestão e regularização fundiária.

As ações atendem as normativas dispostas no Provimento 144/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e possibilitam o desenho do mapa fundiário, com a abertura de matrículas de imóveis, cujos títulos estão sem registro. Além da segurança jurídica, a ordenação do espaço territorial garante transparência, incremento do índice de desenvolvimento humano e econômico.

A diretora da Anoreg/AM e representante da Associação no comitê, Taís Batista Fernandes, pontua a participação da entidade no grupo. “O Comitê é plural, com representantes de várias esferas e segmentos. A Anoreg/AM levará conhecimentos técnicos da atividade registral para as que as decisões possam contar com aporte especializado, assim cumprindo com a sua finalidade de representação dos associados e de participação nos trabalhos relacionados ao segmento extrajudicial”, disse Taís.

Participantes do Comitê de Trabalho Interinstitucional:

  • Casa Civil: Flávio Cordeiro Antony Filho;
  • Controladoria Geral do Estado do Amazonas: Jeibson dos Santos Justiniano;
  • Tribunal de Contas do Estado do Amazonas: Luiz Fabian Pereira Barbosa;
  • Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas: Taís Batista Fernandes;
  • Sociedade Civil: Diego Menezes Antonaccio.

 

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