Corregedor-Geral de Justiça reúne-se com tabeliães e registradores que atuam em cartórios do interior do Amazonas

Compartilhe

Conduzida pelo desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, reunião teve como objetivo o reforço do diálogo com delegatários de serviços extrajudiciais do Amazonas.

Com o objetivo de reforçar o diálogo com os delegatários dos serviços extrajudiciais do Amazonas, o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos reuniu-se nesta sexta-feira (04/04) com tabeliães e registradores que atuam em cartórios no interior do Estado.

A reunião é parte do projeto “Ciclo de Diálogos Institucionais” por meio do qual a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) tem realizado encontros com diversos públicos, intensificando a comunicação, disseminando informações e dialogando para favorecer à melhoria contínua da atuação judiciária e extrajudiciária.

O encontro desta sexta-feira foi realizado no auditório Des. Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro – no prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas, no bairro Aleixo, em Manaus – e contou com um público aproximado de 40 profissionais.

Também participaram da reunião desta sexta-feira, os juízes-corregedores auxiliares Igor de Carvalho Leal Campagnolli e Yuri Caminha Jorge, além do diretor da Divisão de Controle e Fiscalização dos Serviços Extrajudiciais, Carlos Ronaldo Barroco.

Nas edições anteriores do projeto “Ciclo de Diálogos Institucionais”, o corregedor-geral de Justiça reuniu-se, com a mesma perspectiva, no último dia 28 de março, com 124 juízes do 1.º Grau e no dia 14 de março com 30 tabeliães e registradores que atuam em cartórios da capital.

Diálogo

Conforme ressaltado pelo desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, a CGJ-AM, no biênio 2025/2026, tem o diálogo como um dos compromissos de gestão e, neste sentido, os tabeliães e registradores – assim como os magistrados – terão, conforme o magistrado, total acesso à direção do órgão, quer seja para apresentação de demandas, para a antecipação de situações a serem solucionadas ou com a iniciativa de requisitar parcerias para a melhor execução de projetos.

“Temos como perspectiva o diálogo direto e nestes encontros enfatizamos que assim será em todo decorrer da gestão, pois acreditamos que com a interação podemos imprimir uma maior eficiência ao atendimento judicial e extrajudicial, correspondendo ao que almeja a sociedade”, destacou o corregedor-geral de Justiça do Amazonas.

No encontro, os tabeliães e registradores também obtiveram informações e orientações técnicas para o melhor desenvolvimento possível de projetos como o “Registre-se”, implementado pela Corregedoria Nacional de Justiça para combater o sub-registro civil e o “Solo Seguro”, para impulsionar a regularização fundiária.

Na ocasião, o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos anunciou a retomada do “Prêmio de Qualidade dos Cartórios” para destacar publicamente as boas práticas desenvolvidas pelo segmento no Amazonas. O magistrado também divulgou o “Prêmio Solo Seguro TJAM”, instituído pelo Provimento n.º 491-CGJ/AM, visando a impulsionar a regularização fundiária no Amazonas por meio do reconhecimento a ações de impacto social desenvolvidas por órgãos do Poder Executivo, cartórios, órgãos auxiliares da Justiça, entidades da sociedade civil e iniciativas acadêmicas.

#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria traz a foto do corregedor-geral de Justiça, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, durante reunião realizada nesta sexta-feira (04/04) com tabeliães e registradores que atuam em cartórios no interior do Estado e que teve o objetivo de reforçar o diálogo com os delegatários dos serviços extrajudiciais do Amazonas

Fonte: TJAM

Rolar para cima
Pular para o conteúdo