A visita integrou as ações de correição desenvolvidas desde o início da semana pela equipe da Corregedoria nos serviços extrajudiciais das comarcas dessa região.
O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, visitou no final da manhã desta sexta-feira (2/8) o cartório extrajudicial da Comarca do Careiro da Várzea, município localizado a 23 quilômetros de Manaus. A visita integrou as ações de correição desenvolvidas desde o início da semana pela equipe da Corregedoria nos serviços extrajudiciais das comarcas dessa região, com foco no aprimoramento das atividades e na regularização fundiária local.
A titular do cartório extrajudicial do Careiro da Várzea, Ana Paula Batista Garcia, recebeu a comitiva, composta pelo desembargador Jomar Fernandes; pela juíza titular da Vara Única do Careiro da Várzea, Fabíola de Souza Bastos; pela secretária de Estado das Cidades e Territórios do Amazonas (Sect/AM), Renata Queiroz; juiz-corregedor auxiliar do Amazonas Rafael Cró; e pelo chefe de Gabinete da CGJ, Sérgio Amorim. Também acompanharam a visita servidores do Judiciário e do Estado.
Durante o encontro, um dos temas centrais abordados foi a regularização fundiária, que é um passo fundamental para garantir a segurança jurídica dos moradores e promover o desenvolvimento sustentável da região.
“Estamos aqui para verificar o andamento dos serviços e dialogar sobre a importância da regularização fundiária no município, aproveitando também para informar acerca dos preparativos para a realização da Semana ‘Solo Seguro’, que faz parte do Programa Permanente de Regularização Fundiária do CNJ e que tem como objetivo fortalecer a governança e o acesso à terra, a promoção da Justiça, a segurança jurídica e a proteção ambiental”, afirmou o corregedor-geral Jomar Fernandes. A segunda edição da Semana “Solo Seguro”, ocorrerá no final de novembro deste ano.
Após a reunião no cartório, Renata Queiroz, secretária da Sect, destacou a relevância das ações promovidas em conjunto com a Corregedoria. “A parceria entre as instituições é essencial para avançarmos na regularização fundiária, que é um tema que possui grandes complexidades, porém assegura que mais famílias tenham acesso ao título de propriedade, devidamente registrado em cartório. Isso traz dignidade e segurança a esses cidadãos”, disse a secretária.
Ana Paula Batista Garcia, titular do cartório extrajudicial, comentou que a presença da Corregedoria na região é uma forma de o Judiciário estar mais próximo, contribuindo para o aprimoramento das atividades e garantindo que a população receba um serviço de maior qualidade. Em relação à regularização fundiária, Ana Paula disse que o cartório estará empenhado em colaborar para que as metas sejam alcançadas no município.
Ao longo desta semana, o corregedor e a equipe da CGJ também estiveram nos municípios de Manaquiri e Careiro Castanho realizando as ações de correição nos cartórios extrajudiciais dessas comarcas.
Confira aqui mais imagens da visita da comitiva ao cartório extrajudicial do Careiro da Várzea
https://www.instagram.com/reel/C-LYNKyvHpa/?igsh=cnR1b3doNjl2MXJw
Fonte: TJAM