O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, recebeu, na manhã desta quinta-feira (17), a diretoria da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/Am).
A Associação representa os titulares de serviços notariais e de registro do estado do Amazonas e busca fortalecer os serviços extrajudiciais da capital e do interior com o apoio do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Para o desembargador Pascarelli, as parcerias com a Anoreg/Am são bem vindas, uma vez que uma das atribuições da Corregedoria Geral de Justiça é buscar uma efetiva prestação jurisdicional.
A visita, por parte da Anoreg, tem a finalidade de colocar nossa entidade a disposição da Corregedoria Geral de Justiça para apoiar os projetos que são de interesse sobretudo do jurisdicionado, como a melhoria dos serviços extrajudiciais e a desburocratização dos serviços judiciais, disse o presidente da Associação, Marcelo Lima Filho, que estava acompanhado do diretor Davi Gomes e do superintendente executivo, Alysson Rodrigues.
Em relação ao Concurso Público para Serventias Extrajudiciais do Estado do Amazonas, que está suspenso pelo TJAM para a definição de nova lista de comarcas vagas, a diretoria da Anoreg comentou que a entidade tem todo interesse de que o certame volte ao seu curso normal, porque nós precisamos que mais de 30 serventias que hoje estão vagas tenham sua titularidade resolvida, enfatizou Marcelo.
VIRTUALIZAÇÃO
Durante o encontro, foi ainda abordado o projeto de virtualização das serventias extrajudiciais, que também é de interesse da CGJ/AM, uma vez que o órgão é responsável pela fiscalização e controle dos cartórios extrajudiciais.
Trata-se do desenvolvimento de um software para a informatização dos serviços extrajudiciais, que tem o patrocínio da Samsung, por intermédio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, indicado pela Suframa, e também com a participação da CGJ/AM. Acredito que esse é o projeto que irá revolucionar o funcionamento dos cartórios do interior e é fundamental a participação e o apoio direto da Corregedoria, que a partir dessa solução poderá, inclusive, realizar correições virtuais em todos os cartórios extrajudiciais, explicou Marcelo Lima.
PRÊMIO TOTAL QUALIDADE ANOREG
Na oportunidade, a diretoria da Anoreg convidou o desembargador Pascarelli para participar do sua 10ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg, que busca destacar os serviços notariais e de registro de todo o país que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional das serventias e na prestação de serviços aos usuários. Para obter maiores informações sobre a premiação, acessehttp://anoreg.org.br/pqta/.