GRAÇA FIGUEIREDO ASSUME PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO AMAZONAS

Compartilhe

O Teatro Amazonas foi o local escolhido para a realização, na manhã de hoje, dia 3, da posse da nova presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargadora Graça Figueiredo, juntamente com Aristóteles Lima Thury, vice-presidente e; Flávio Humberto Pascarelli Lopes, corregedor geral de justiça. A mesa foi composta, ainda, por todos os desembargadores e também por autoridades locais como o governador do Estado, José Melo; o presidente da Assembleia Legislativa Josué Neto e; o prefeito de Manaus, Artur Neto.

Durante seu discurso, a atual presidente fez questão de reafirmar seu compromisso com a justiça. “Chego, neste momento, com a maturidade necessária e contando com a ajuda dos meus pares. Darei tudo de mim para o engrandecimento do Poder Judiciário do nosso Estado, continuando na minha meta – sempre entregar o melhor para realizar um trabalho eficiente, eficaz e efetivo. Pretendo dar continuidade aos projetos e serviços que estejam disponíveis e sejam proveitosos ao nosso órgão jurisdicional, bem como rever outros”.

Além disso, ela ressaltou sua preocupação com órgão e seu funcionamento de maneira eficaz. “A preocupação imediata será a avaliação do suporte da instituição, incluindo os recursos financeiros para sustentar a máquina administrativa composta de 19 desembargadores, 129 juízes de primeira instância e 2.051 servidores. Todos responsáveis pela tramitação de aproximadamente 809 mil processos, dos quais 22.400 mil em segundo grau”.

 

PRODUTIVIDADE

Por se tratar de um poder de extrema importância para o Estado, os desafios serão inúmeros, mas a desembargadora garantiu o aumento de produtividade. “Um dos maiores desafios deste honroso cargo é aumentar a produtividade, diminuir os conflitos, reduzir os prazos, enxugar as pautas judiciais. A otimização da tecnologia da informação será necessária no sentido de facilitar o acesso ao Poder Judiciário, principalmente pelos advogados que representam as partes, bem como pelo Ministério Público, defensoria e procuradorias, consciente de que o Poder precisa de todos, porque a jurisdição é encargo do Judiciário, mas se realiza com o impulso e a responsabilidade de todos”.

Para o governador José Melo, a posse da desembargadora Graça Figueiredo só tem a ganhar e fortaleceu a parceria com o Estado. “Quando o ex-governador Omar Aziz ainda estava no cargo, tivemos a preocupação de investir na justiça, oferecer recursos para que este poder tão importante pudesse funcionar da melhor maneira possível. Hoje, temos a certeza que as coisas só tendem a melhorar”.Ao final, ela lembrou que a justiça deve ser para todos, principalmente, para os mais necessitados, mantendo assim uma administração galgada na ética. “Tenham todos uma certeza – não compactuarei com erros, com a graça de Deus. A lei continuará junto com a ética e a moral, sendo nosso caminho e horizonte perseguido, uma meta a atingir, sem restrição, sem trégua. Precisamos ter interesse no mundo diário dos humildes e desafortunados, os quais só tem sua vida, sua família e os seus como solidários, é preciso mudar para melhor acolhê-los – tenhamos pressa”.

Já o prefeito Artur Neto, fez questão de ressaltar que a chegada da presidente ao nível mais alto de sua carreira, se deve a sua competência e comprometimento. “Ela chegou ao cargo não por ser mulher, mas pelo seu senso de justiça, sua serenidade. Sempre foi uma boa juíza e prezou pela ética. Estamos conscientes de que seu mandato será marcado por grandes realizações”.

Texto: Bruno Mazieri | TJAM
Fotos: Raimundo Valentim  e Raphael Alves | TJAM

DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

Telefones | TJAM: (092) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (092) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

Title ×
Rolar para cima
Pular para o conteúdo