Inaugurado Registro de Óbito no IML

Compartilhe

A imprensa e representantes dos Poderes Judiciário e Executivo estiveram presentes na inauguração.

A partir desta semana os familiares que precisarem emitir certidão de óbito poderão contar com um novo serviço criado para dar agilidade ao procedimento e para amenizar o sofrimento de quem está passando pela perda de um ente querido. Um Cartório de Registro de Pessoas Naturais, exclusivo para certidões de óbito, foi inaugurado na última quarta-feira (23) nas dependências do Instituto Médico Legal (IML).

A iniciativa, idealizada pelo deputado estadual Augusto Ferraz (DEM), foi colocada em prática pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, “com o objetivo desburocratizar os serviços relativos às certidões de óbito, poupando o tempo e os recursos com deslocamento para aqueles que já estão passando por um momento delicado”, comentou Pascarelli.

Durante a inauguração, Augusto Ferraz agradeceu o apoio do corregedor, “que ajudou para tornar realidade esse grande trabalho, oferecendo um serviço especial e necessário a população do Amazonas”.

Para a responsável pelo novo cartório, registradora Carla Thomas, a ação faz parte do trabalho e do cotidiano dos registradores, “que é o de abreviar caminhos e ficar mais perto do cidadão que precisa desses serviços”. Para ela, a unidade dentro do IML vai proporcionar às pessoas que necessitam da certidão de óbito mais tempo para render as últimas homenagens, sem necessidade de deslocamento, uma vez que terão acesso ao serviço dentro do próprio instituto.

O NOVO SERVIÇO

Diretora do IML, Margareth Vidal disse que o instituto adquiriu um patrimônio social e comunitário através do novo serviço. “Quero agradecer a participação do deputado Ferraz que desenvolveu esse projeto que já era do nosso interesse desde o ano de 2009 e infelizmente não foi adiante. Agradecer a participação da Carla, pois sabemos da dificuldade de manter um cartório aqui dentro”, disse a diretora.

Margareth comentou que em relação ao ano passado o IML teve um aumento de demanda de óbitos por morte violenta. “Hoje em dia gira em torno de 180, 220 casos ao mês. Oferecendo esse serviço aos familiares estamos evitando o deslocamento dos mesmos em um momento de perda de perda familiar. Esse cartório traz um marco desse aspecto social e humanitário que essa gestão do governo tem feito. Se não podemos evitar o sofrimento, pelo menos aqui no IML a gente tenta diminuí-lo”, ressaltou.

Inicialmente o funcionamento será das 08 às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 08 às 12h. Lembrando que aos sábados, domingos e feriados permanece o sistema de atendimento pelo plantão, com um cartório para realizar os serviços de óbito nos demais dias e horários.

PRESENÇAS

Presentes na inauguração, o vice-governador do estado, Henrique Oliveira, e o secretário de Segurança Pública do estado, Sérgio Fontes, também se pronunciaram sobre o novo serviço e sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido para reduzir o índice de violência na cidade de Manaus. Durante o evento, alunos do programa “Formando Cidadão”, da Polícia Militar, cantaram o Hino Nacional para os convidados, que em seguida foram recebidos para um coquetel promovido pelo instituto.

Texto: Giselle Campello | CGJ
Foto: Giselle Campello | CGJ
DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM
Telefones | TJAM: (092) 2129-6771 / 6831
Telefones |Corregedoria: (092) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210
Title ×
Rolar para cima
Pular para o conteúdo