12 cartórios conquistaram a categoria Bronze, outros 13 foram Prata e 15 alcançaram o Ouro no evento promovido pela Corregedoria Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM)

“Para mim, vocês são guerreiros”, disse a corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, sobre os novos delegatários do estado durante o “1º Prêmio de Qualidade dos Cartórios Extrajudiciais”, realizado nesta quinta-feira (16). O evento inédito foi promovido pela Corregedoria Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) e aconteceu no prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM), no bairro Aleixo, em Manaus.
Segundo a corregedora-geral, os delegatários que entraram no último ano, após convocação, encontraram muitas serventias deficitárias e disse que o órgão regulador está ciente dessas dificuldades enfrentadas principalmente pelos cartórios do interior do estado. “Existe aquele ditado no qual se diz que mar calmo não faz bom marinheiro e, diante disso, digo que vocês são os melhores marinheiros que a população pode contar”, disse a desembargadora, parabenizando os agraciados e acrescentando que este é o primeiro de muitos outros prêmios que virão.
12 serventias conquistaram a categoria Bronze, outras 13 foram Prata e 15 alcançaram o Ouro na premiação

instituída pelo Provimento 367/2020 da CGJ-AM, com o objetivo de reconhecer publicamente as boas práticas de gestão desenvolvidas pelos cartórios do Amazonas. (Confira a lista de cartórios agraciados abaixo)
Entre os critérios de pontuação, constaram: as notas de avaliação em correições ordinárias; a ausência de pendências nas inspeções; as respostas tempestivas aos requerimentos da CGJ-AM; a avaliação dos usuários; a capacidade de colaboração com outros cartórios; entre outros. Os titulares e representantes das serventias receberam placas e certificados de Honra ao Mérito.
Representando a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM), a secretária-geral da instituição, Taís Batista Fernandes, compôs a mesa da solenidade e destacou o significado deste momento para a classe. “O prêmio reflete uma luta incansável que já dura gerações. Nós, notários e registradores, buscamos trazer não somente a segurança jurídica, mas, também, restaurar dignidade, trazer paz social. Esse prêmio traz essa conotação do reconhecimento de uma atividade essencial ao desenvolvimento de uma nação”, pontuou Taís Batista.
Também compuseram a mesa da solenidade o desembargador Délcio Luís Santos, o procurador-geral de Justiça do Amazonas Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, o juiz-corregedor auxiliar Igor de Carvalho Leal, a juíza-corregedora auxiliar Vanessa Leite Mota, o titular da Vara de Registros Públicos e Usucapião Francisco Carlos Queiroz e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) Grace Anny Benayon.
Durante a cerimônia, também foi premiado o trabalho de correição desenvolvido pelos magistrados responsáveis pela fiscalização das serventias destacadas no evento.
Confira a lista de cartórios premiados:
Categoria Bronze
2º Ofício de Registro de Imóveis e Protesto de Letras de Manaus
6º Ofício de Registro de Imóveis de Manaus
5º Ofício de Protesto de Letras de Manaus
6º Ofício de Protesto de Letras de Manaus
1º Ofício de Registro Civil de Manaus
4º Ofício de Registro Civil de Manaus
6º Ofício de Notas de Manaus
7º Oficio de Notas de Manaus
9º Ofício de Notas de Manaus
Cartório Único de Itamarati
Cartório Único de Santa Isabel do Rio Negro
Cartório Único de Uarini
Categoria Prata
4º Ofício de Registro de Imóveis e Protesto de Letras de Manaus
7º Ofício de Registro Civil de Manaus
4º Ofício de Notas de Manaus
8º Ofício de Notas de Manaus
Cartório Único de Alvarães
Cartório Único de Anamã
Cartório Único de Autazes
Cartório Único de Caapiranga
Cartório Único de Guajará
Cartório Único de Itapiranga
Cartório Único de Jutaí
Cartório Único de Maraã
Cartório Único de Maués
Categoria Ouro
Cartório Único de Amaturá
Cartório Único de Anori
Cartório Único de Barcelos
Cartório Único de Benjamin Constant
Cartório Único de Beruri
Cartório Único de Boa Vista do Ramos
Cartório Único de Boca do Acre
Cartório Único de Juruá
1º Ofício de Iranduba
2º Ofício de Iranduba
2º Ofício de Itacoatiara
Cartório Único de Manaquiri
Cartório Único de Novo Aripuanã
1º Ofício de Parintins
2º Ofício de Parintins
Fonte: Anoreg/AM