Juiz auxiliar da CGJ/AM destaca atuação da Anoreg/AM e Arpen/AM em ação de cidadania de Novo Airão

Compartilhe

“Sem essas instituições, essa ação, com toda certeza, não seria possível”, disse o juiz-corregedor auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), Rafael Cró, sobre a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Amazonas (Arpen/AM). As entidades contribuíram de forma ativa para a realização da campanha Registro Civil e Cidadania, realizada pelo órgão nos dias 16 e 17 de dezembro em Novo Airão, município localizado a 197 quilômetros de distância de Manaus.

O magistrado destacou, ainda, o empenho dos registradores civis do Amazonas em atuar na ação e garantir cidadania aos novo-airãoenses. “Sabemos que, no Amazonas, o sub-registro civil é uma realidade, muitas vezes devido às dificuldades logísticas da região. Em Novo Airão, identificamos uma grande demanda de pessoas que precisam de suas certidões de nascimento, seja porque perderam, não têm condições de pagar, ou nasceram em comunidades distantes. Agradecemos o empenho dos registradores civis e o apoio constante da Associações dos cartórios, fundamentais para que possamos realizar iniciativas como esta, trazendo dignidade às pessoas”, pontuou.

Na escola estadual Danilo de Matos Areosa, Anoreg/AM, Arpen/AM e Cartório Extrajudicial de Novo Airão atuaram na triagem e emissão de primeiras e segundas vias de certidão de nascimento. Os demais cartórios de Registro Civil do Amazonas também participaram da campanha, acionados por meio da Central de Informações do Registro Civil (CRC).

O presidente da Arpen/AM e diretor da Anoreg/AM, Leonam Portela, destaca que as Associações sempre são convocadas para ações de cidadania por terem papel fundamental neste processo. “A Arpen e a Anoreg são sempre convocadas, já que o processo de obtenção de documentação básica começa nos cartórios. Por isso, sempre que somos chamados, participamos ativamente para dar efetividade às ações e promover o acesso à cidadania para as pessoas em situação de vulnerabilidade nas localidades por onde passamos”, disse Leonam.

A oficial interina do Cartório de Novo Airão, Geiza Matos, também esteve presente na ação, acompanhado os casos e dando andamento aos pedidos da serventia. Ela afirma que os números expressivos de atendimentos realizados nos dois dias de ação demonstraram que a população necessitava de um atendimento mais amplo, em maior escala, reunindo todas as instituições, como tem sido uma característica histórica dos atendimentos realizados no estado do Amazonas.

“É importante destacar que, mais uma vez, a atuação conjunta de todos os registradores civis do estado possibilitou que muitas pessoas, pela primeira vez, tivessem acesso à sua primeira ou segunda via de registro de nascimento. A demanda era significativa, e o trabalho em conjunto permitiu que todas as pessoas que buscaram esse direito fossem atendidas”, destacou Geiza.

Também atuaram na campanha as registradoras civis Letícia Camargo, de São Gabriel da Cachoeira, e Larisse Moura, de Juruá.

Fonte: Anoreg/AM

Title ×
Rolar para cima
Pular para o conteúdo