Mensagem da Diretoria

Compartilhe

 

Assim como o ano passado, 2021 se mostrou árduo e desafiador para os amazonenses. A pandemia de Covid-19 ceifou ainda mais vidas, reforçando as crises na saúde, na economia e em vários outros setores da sociedade de forma tão cruel e avassaladora.

Diante desse cenário, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM) não mediu esforços para atuar em prol da população e, ainda no início do ano, intensificou suas ações de arrecadação de donativos que levou, a diversas unidades de saúde, itens como máscaras, fraldas, termômetros, oxímetros, entre outros materiais médico-hospitalares, inclusive arrecadados nas próprias serventias que foram pontos de recebimento de doações, uma vez que se mantiveram de portas abertas por conta da sua essencialidade.

Esse apoio se refletiu, também, na inauguração da Sala de Fisioterapia Tabelião Zeno Veloso, instalada no Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, no bairro Compensa, em Manaus. Por meio da campanha Cartórios Solidários, o espaço foi montado com equipamentos como bicicletas ergométricas, cadeiras de rodas, macas, escadas, exercitadores respiratórios, aparelhos de pressão, faixas elásticas, halteres e outros instrumentos, com o objetivo de amenizar os impactos da pandemia no estado e auxiliar na reabilitação de idosos no pós-Covid, tudo isso contando sempre com a solidariedade de delegatários e colaboradores dos cartórios do Amazonas.

Quando a segunda onda do novo coronavírus perdeu força e aliviou a demanda em hospitais e unidades básicas de saúde, muito por conta do avanço da vacinação, pudemos voltar a focar nas demais iniciativas solidárias dos cartórios. Um exemplo foi a entrega de centenas de itens alimentícios e de higiene pessoal ao abrigo Monte Salém, no Tarumã. Foram arrecadados mais de 300 pacotes de fraldas descartáveis, 275 pacotes de leite, 28 kits de higiene pessoal, além de lenços umedecidos e roupas, beneficiando quase 30 crianças atendidas no local.

Outra grande ação que a Anoreg/AM promoveu foi a campanha Natal Solidário dos Cartórios Contra a Fome que, neste fim de ano, arrecadou centenas de cestas básicas destinadas a pessoas em vulnerabilidade social com o objetivo de contribuir para um natal feliz entre as famílias. A Arquidiocese de Manaus e a Associação de amparo às Mulheres de Iranduba (AAMI) foram algumas das instituições atendidas.

Falando em mulheres, os cartórios do Amazonas entraram de cabeça na campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, incentivados pela Associação. As serventias se prontificaram a ajudar o público feminino de forma permanente contra um problema sério no nosso país. Agora, mulheres podem fazer denúncias discretas diretamente nos cartórios, apresentando um X na mão. Isso mostra a força social que a atividade possui.

Para dentro do segmento extrajudicial, também tivemos grandes destaques durante o ano. Autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além dos delegatários do estado, contaram com duas palestras do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux: a primeira durante o VII Encontro Amazonense de Notários e Registradores e a segunda durante o lançamento da Especialização em Direito Notarial e Registral promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Anoreg/AM.

Nos últimos 12 meses, diversas capacitações voltadas aos cartórios foram promovidas pela Associação, tendo como exemplos o Workshop Cacique Web para novos delegatários, o Workshop sobre Segurança da Informação, o curso sobre a Central RTDPJ para novos registradores, os preparatórios para o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2021 (PQTA), entre outros. Ainda no âmbito da capacitação, a Anoreg/AM fechou parceria com a Fundação Enore-RS, a fim de oportunizar a participação de associados nos eventos, cursos e seminários oferecidos e organizados pela entidade gaúcha.

Também foram observados avanços em serviços internos como o Cacique Web e a Seladora Pajé, que receberam diversas atualizações, incluindo ferramentas úteis para o dia a dia de tabeliães e registradores. O Clube de Serviços, voltado aos associados, cresceu e ganhou novos parceiros durante o ano. Além disso, a Associação lançou uma cartilha sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) voltada aos cartórios.

Todo esse trabalho, promovido de forma interna e externa, resultou na premiação da Anoreg/AM como melhor Anoreg da Região Norte e a segunda melhor do país de acordo com o Prêmio Nacional das Anoregs (PNA 2021). O reconhecimento é produto de ações organizadas da Anoreg Amazonas que, em um ano de troca de gestão, ocorrida em agosto, soube dar continuidade a projetos grandiosos e dar passos ainda mais promissores em prol da atividade dos cartórios no estado.

Em 2022, daremos seguimento a essas e muitas outras inciativas para que não só notários e registradores do Amazonas sejam contemplados, mas, também, para que toda a população seja agraciada com a capilaridade do nosso exercício.

Feliz Ano Novo!

Cordialmente,
Diretoria da Anoreg/AM

Rolar para cima
Acessar o conteúdo