Novo módulo do Cacique Web permite integração com banco de dados do Sirc

Compartilhe

Agora, as informações dos atos praticados nos cartórios poderão ser migradas de forma rápida e prática de uma plataforma para outra.

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM) lançou uma atualização do sistema Cacique Web que permite a integração com o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc). Agora, as informações dos atos praticados nos cartórios poderão ser migradas de forma rápida e prática de uma plataforma para outra.

Disponível desde a última terça-feira, dia 17, a nova ferramenta do Cacique Web permite o download de um arquivo contendo todos os dados dos atos praticados, no período solicitado, que poderão sem importados diretamente no Sirc. Na prática, os delegatários deixam o antigo procedimento de digitar as informações ato por ato, na plataforma nacional, podendo enviar tudo de uma única vez.

“Essa é mais uma melhoria que estamos aplicando ao Cacique Web para facilitar a rotina dos notários e registradores do Amazonas. Durante nossas pesquisas, identificamos que este era um grande gargalo no dia a dia das serventias e, com essa atualização, os delegatários deixam de preencher as informações à mão e passam a enviá-las ao Sirc de forma muito mais prática”, disse o presidente da Anoreg/AM, David Gomes David, agradecendo também a parceria da Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech), que executa o Cacique.

O Cacique Web

 Lançado em 2014, o software de Gestão Notarial e Registral Cacique Web foi criado para facilitar o acesso aos dados cartorários, permitindo a troca de informações entre serventias extrajudiciais, observando, principalmente, a realidade do interior do Amazonas, com grandes problemas de acesso à internet, uma vez que o sistema não necessita de conexão a todo momento.

Atualmente, 71 cartórios do estado estão integrados ao Cacique Web, o que representa 73% das 97 serventias extrajudiciais disponíveis no Amazonas. Por meio da plataforma, atualmente são contempladas, de forma integrada, as especialidades de Registro Civil de Pessoas Naturais, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos da Pessoa Jurídica, Notas, além do Portal do Selo Eletrônico do Tribunal de Justiça do Amazonas.

O Sirc

O Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) capta dados dos registros civis de nascimento, casamento, óbito e natimortos. Com dessa plataforma, essas atividades passam a ser realizadas com o apoio de uma plataforma digital, em um fluxo que conecta os cartórios aos ambientes de governo eletrônico do Estado brasileiro.

Além de contribuir com a erradicação do sub-registro no país, ampliando o exercício pleno da cidadania, o Sirc busca promover melhorias na prestação dos serviços públicos, facilitando o acesso a direitos e benefícios sociais.

Com a gestão integrada e com segurança da base formada pelas informações enviadas por cartórios, é possível qualificar outras bases de dados governamentais, subsidiar políticas públicas e ajudar a coibir fraudes na concessão de benefícios e crimes como falsificação e tráfico de pessoas.

Por meio do Sirc, os dados de registro civil passam a estar protegidos e recuperáveis em meio digital.

Fonte: Anoreg/AM

Title ×
Rolar para cima
Pular para o conteúdo