A adequação dos cartórios às leis e normativas voltadas ao segmento extrajudicial é um dos pontos de atenção da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM). Nesse sentido, o especial “Minha Anoreg/AM é 1000: A Melhor do Norte do Brasil” desta semana destaca a plataforma Anoreg+, desenvolvida pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR).
A ferramenta viabiliza a adequação ao Provimento nº 134 de 2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicado por meio da Corregedoria Nacional de Justiça e que estabelece medidas para a execução da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas serventias de todo o país. A gestão de boas práticas de gestão como ISO 9001, NBR 15906 e Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) também são contemplados pela plataforma.
A Anoreg+ inclui recursos como: verificação e auditoria remota a partir de questionários e envio de documentação; elaboração de relatório de impacto conforme dispõe a LGPD; criação de banco de documentos particulares e modelos compartilhados; criação e acompanhamento do plano de ação para adequação à LGPD; gerenciamento rápido e eficiente do grau de adequação; checagem e validação dos requisitos; cadastro de evidências dos tratamentos e cumprimento dos requisitos; e monitoramento e acompanhamento de analistas especializados na adequação.
“A Anoreg+ é uma plataforma que contribui diretamente com as atividades dos cartórios. Pela necessidade de manutenção e subsídios dos profissionais envolvidos, a adesão ao projeto da Anoreg/BR possui custos, e a Anoreg/AM tem prestado todo apoio necessário para que as serventias do Amazonas estejam de acordo com as leis que regem nossa categoria”, disse o presidente David Gomes David.
Treinamento virtual
Ainda em janeiro deste ano, a Anoreg/AM e a Anoreg/BR realizaram um treinamento virtual com o tema “LGPD na prática”, para apresentar de forma detalhada a Anoreg+. Foram destrinchados todos os aspectos da plataforma e a live está disponível no canal da Anoreg/AM no YouTube. Acesse e confira.
Fonte: Anoreg/AM