PRÊMIO SOLO SEGURO: CNJ reconhecerá ações de regularização fundiária em todo o País

Compartilhe

O Prêmio será concedido para o reconhecimento de boas práticas de iniciativas inovadoras e práticas de sucesso que contribuam para o aprimoramento na temática da regularização fundiária.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, neste mês de julho, o Prêmio Solo Seguro, uma iniciativa que visa reconhecer e incentivar ações para a promoção da regularização fundiária em todo o país. As inscrições seguem até 4 de agosto.

Podem concorrer ao prêmio Tribunais, magistrados, servidores da Justiça, registradores de imóveis, associações nacionais e estaduais representativas dos oficiais de registro de imóveis e órgãos ou entidades federais, estaduais e municipais  As inscrições devem ser feitas por meio do formulário disponível na página da Corregedoria Nacional de Justiça.

O prêmio busca identificar e valorizar experiências bem-sucedidas que contribuam para o aprimoramento do combate às ocupações clandestinas e para titulação dos proprietários de áreas urbanas e rurais; assim como fomentar o compartilhamento de boas práticas entre os diversos agentes envolvidos no processo, sejam eles organizações públicas e privadas, instituições de ensino, movimentos sociais ou outras entidades engajadas na promoção da regularização fundiária no Brasil.

Conforme o Provimento CN n.º 145/2023, que regulamenta o prêmio, as práticas inscritas serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por seis membro. E, a critério da Comissão, poderá ser concedida menção honrosa a outras iniciativas meritórias que não tenham sido premiadas. Conforme o art. 7.º do Provimento, a atividade, a ação, o projeto e o programa que tenham sido premiados serão disponibilizados no sítio eletrônico do CNJ e da Corregedoria Nacional de Justiça.

A iniciativas serão avaliadas por critérios como impacto territorial ou social; eficiência e celeridade; inovação e criatividade; avanço no georreferenciamento das áreas urbanas e rurais; articulação com órgãos e entidades que trabalham com a regularização fundiária urbana e rural; e replicabilidade, que é o potencial de adoção da prática por outras instituições.

As práticas vencedoras serão conhecidas durante a Semana de Regularização Fundiária – Solo Seguro, que ocorrerá na última semana de agosto.

Acesse aqui o Provimento Nº 145 de 23/06/2023, que instituiu o Prêmio “Solo Seguro”, com o objetivo de premiar iniciativas inovadoras e incentivar o aperfeiçoamento de práticas relativas à regularização fundiária urbana e rural.

Para consulta: Provimento n.º 144/2023 – Estabelece, no âmbito do Poder Judiciário, o Programa Permanente de Regularização Fundiária na Amazônia Legal e institui a Semana Nacional de Regularização Fundiária.

Fonte: CGJ-AM com informações e imagem do Portal do CNJ

Title ×
Rolar para cima
Pular para o conteúdo