A Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM), representada por seu presidente, David Gomes David, participou, nesta segunda-feira (28/7), da cerimônia de posse de duas novas desembargadoras do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM): Ida Maria Costa de Andrade e Lia Maria Guedes de Freitas. O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo à sede da Corte, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.
“A promoção das magistradas representa não apenas o reconhecimento da trajetória jurídica de duas profissionais exemplares, mas também o avanço contínuo da representatividade feminina no nosso sistema de Justiça. A ANOREG/AM se orgulha em acompanhar esse momento histórico e se coloca à disposição para fortalecer os laços com o TJAM, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou David Gomes David, presidente da Anoreg/AM, acompanhado de sua esposa, a advogada Cláudia David.
As magistradas foram promovidas ao 2º Grau durante sessão do Tribunal Pleno, realizada no último dia 1º de julho.
A ascensão de Ida Maria Costa de Andrade, então titular da 15ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho da Comarca de Manaus, foi marcada por um feito histórico: trata-se da primeira vez que o TJAM aplicou a lista exclusivamente composta por mulheres para a promoção pelo critério de merecimento, conforme a Resolução n.º 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa assegurar maior equidade de gênero no Judiciário. Lia Maria Guedes de Freitas, por sua vez, foi promovida pelo critério de antiguidade, sendo titular da 11ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho da Capital. Sua nomeação foi feita por aclamação dos membros da Corte.
Durante a solenidade, a desembargadora Ida Maria destacou o compromisso com uma atuação vigilante e plural. “Aguçarei a postura de vigilância no caminho da proatividade. Agradeço aos desembargadores e desembargadoras por terem somado confiança em mim, para compor esta Corte. Espero que possamos, juntos, ter um Tribunal gigante e plural”, disse.
Lia Maria também reforçou o papel do Judiciário na promoção da paz e da liberdade.
“O direito deve servir à liberdade e à paz. A justiça é a fonte inspiradora do Direito. Agradeço a todos por me permitirem viver este dia. Hoje, duas mulheres são investidas a este cargo. Que esses ganhos se acentuem para melhor equilibrar a distribuição nos Tribunais de Justiça do Brasil”, declarou.
Com a chegada das duas magistradas, o TJAM passa a ter 38,4% de sua composição formada por mulheres, entre os 26 desembargadores da Corte.
O presidente do TJAM, desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, deu as boas-vindas às novas integrantes. “Sou sabedor da história e da competência de ambas. Desejo que siga fortalecida a Corte com esta chegada. À sociedade amazonense, asseguro: a cidadania ganha muito com a contribuição de duas mulheres preparadas e inspiradoras. Sejam bem-vindas”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades dos três poderes, entre elas o governador do Amazonas, Wilson Lima; o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell; a conselheira do CNJ e ex-presidente da AMB, Renata Gil; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade; o senador Plínio Valério; o defensor público-geral Rafael Barbosa; o prefeito de Manaus, David Almeida; entre outros.
Fonte: Anoreg/AM