Um marco histórico foi celebrado no município de Careiro/AM. O primeiro núcleo de regularização fundiária (REURB) do município, denominado Vila do Samaúma, teve a entrega oficial de 49 titulações por meio da legitimação fundiária no âmbito da REURB S (de interesse social), na última sexta-feira, 27 de dezembro. Outros 21 lotes, que também fazem parte da primeira etapa, aguardam a nova listagem do município para serem titulados, totalizando 70 títulos registrados em cartório.
A titular do Cartório Extrajudicial de Careiro/AM, Márcia Santiago, expressou sua alegria e gratidão pelo momento. “Ver o brilho da felicidade nos olhos de pessoas tão humildes, que acalentaram o sonho da casa própria por tantos anos, não tem preço. Encerro esse ciclo em Careiro com o sentimento de dever cumprido”, declarou Márcia, que deve migrar de titularidade para o 1º Ofício de Manacapuru, após aprovação no último concurso público.
O trabalho, segundo a registradora, foi intenso, especialmente considerando os desafios enfrentados por uma serventia pequena. No entanto, ela destacou que todo o esforço valeu a pena, e deixou uma mensagem de incentivo para que outros colegas avancem em projetos semelhantes em suas respectivas comarcas.
Em seu depoimento, a titular também fez questão de agradecer aos colegas registradores que contribuíram de forma significativa para o sucesso da iniciativa. Entre os nomes citados, estão Hervison Soares (registrador na Bahia), Clícia Roquetto (Paraná), Ana Cristina Maia, Michely Freire (Minas Gerais) e Alan Provin (Santa Catarina). “Foi um trabalho árduo, mas que não teria sido possível sem a colaboração de todos”, completou.
A Vila do Samaúma, agora com boa parte de seus lotes regularizados, representa não apenas a realização do sonho da casa própria para dezenas de famílias, mas também o avanço de uma política pública essencial para a organização fundiária e o desenvolvimento das cidades.
Fonte: Anoreg/AM