Seis comunidades do município de maior extensão territorial do Amazonas receberam serviços como palestras sobre registros públicos, atribuições da serventia, solicitação de certidões, atendimento médico e odontológico
Neste fim de semana, de 25 a 27 de junho, o projeto “Amigos da Comunidade”, organizado pelo Cartório Único de Barcelos e pela Igreja Presbiteriana, chegou às comunidades Bacabal, Bacuquara, Jaqueira, Nova Esperança, Romão e Terra Preta, todas localizadas no município, o de maior extensão territorial do Amazonas. Na ação foram oferecidos serviços como palestras sobre registros públicos, atribuições da serventia, solicitação de certidões, atendimento médico e odontológico, corte de cabelo, distribuição de roupas, brinquedos e kits de higiene, além de brincadeiras com as crianças e palestras sobre temas relacionados ao registro civil.
“Esse projeto promove a transformação de realidades sociais em comunidades de difícil acesso. Por meio dele, levamos cidadania, saúde e educação a essas famílias que nos recebem com muito prazer. É gratificante poder fazer parte dessa iniciativa que possui grande incentivo do segmento extrajudicial”, disse a titular do Cartório de Barcelos, Geiza Matos, acrescentando que, na comunidade Bacabal, foi realizado a primeiro atendimento do projeto para mudança de nome e gênero, solicitado por uma moradora transexual.
As palestras educativas também puderam esclarecer dúvidas da população sobre a importância dos registros de nascimento, casamento e escrituras declaratórias de união estável. Os novos serviços fornecidos pelo cartório, como emissão de CPF, foram divulgados aos líderes comunitários e moradores.
O “Amigos da Comunidade” teve seus trabalhos iniciados pela antiga titular, Letícia Camargo, em março deste ano, em parceria com a Igreja Presbiteriana de Barcelos e com o apoio de entidades como a Rede Anoreg de Responsabilidade Social (Rares-NR), Curadoria de Registro Civil da Anoreg/AM, Associação Indígena de Barcelos (Asiba), Rádio Conexão Total, Ministério Público, Exército e a empresa de Turismo Juliney Pesca.
Segundo o pastor da Igreja Presbiteriana, João Barroso, a responsabilidade social nada mais é do que fazer a sua parte dentro da sociedade. “Essas atitudes podem ser colocadas em prática de diversas maneiras, desde que visem colaborar com comunidades e pessoas menos favorecidas. O retorno dessas ações é a formação de cidadãos comprometidos com o mundo ao seu redor”, pontuou o pastor.
Já foram contempladas as comunidades Manacauaca, Dom Pedro 2, Cauburis e Piloto. A próxima ação está prevista para acontecer em setembro, em comunidades a serem definidas. Até lá, novos parceiros devem ingressar no projeto, também por conta do impacto social positivo gerado no município.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/AM





