Investimento em tecnologia também é uma característica da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas. Nesse sentido, o projeto “Minha Anoreg/AM é 1000: A Melhor do Norte do Brasil” fala sobre a plataforma Cacique Web, que atualmente passa por uma reestruturação de sistemas e layout para contribuir com o melhor funcionamento das serventias extrajudiciais do estado.
Entre as principais melhorias, está a alteração de toda a identidade visual do sistema para disponibilizar um design mais tecnológico, objetivo e simplificado, e a implantação de tecnologias mais avançadas, facilitando as manutenções e permitindo a otimização no tempo de atualização do sistema nas serventias. Além disso, o oficial terá a oportunidade de escolher a opção ideal de formato do sistema que deseja utilizar em sua serventia, podendo escolher entre o on-line e off-line.
Outra grande novidade será o uso de um sistema de minutas que possui recursos que se assemelham aos do Microsoft Word, permitindo a plena maleabilidade de formatação por parte dos oficiais. Isso permitirá inserção de imagens, alteração de fontes, posição dos textos e inserção de variáveis para preenchimento automático das informações das partes do ato que forem preenchidas no formulário de cadastro.
“Na prática, estamos otimizando os serviços com a utilização de tecnologias altamente avançadas no sistema Cacique. A ideia é melhorarmos ainda mais o trabalho dos delegatários para que isso reflita diretamente na prestação do serviço ao cliente final. É uma melhoria de ponta a ponta”, disse o presidente da Anoreg/AM, David Gomes David, acrescentando que muitas outras novidades estarão inclusas.
A reformulação está em etapa de disponibilização da base de testes para um cartório piloto. Com aprovação dessa fase, será lançado o primeiro módulo inicialmente voltado ao Registro Civil de Pessoas Naturais e, posteriormente, às demais especialidades.
Sobre o Cacique Web
Lançado em 2014, o software de Gestão Notarial e Registral Cacique Web foi criado para permitir a prática dos atos cartorários, observando, principalmente, e de forma inovadora, a realidade do interior do Amazonas, que possui grandes problemas de acesso à conexão, uma vez que o sistema funciona perfeitamente em modo off-line.
Atualmente, 68 cartórios do estado estão integrados ao Cacique Web, o que representa 70% das 96 serventias extrajudiciais disponíveis no Amazonas. Por meio da plataforma, atualmente são contempladas, de forma integrada, as especialidades de Registro Civil de Pessoas Naturais, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos da Pessoa Jurídica, Notas, além do Portal do Selo Eletrônico do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Fonte: Anoreg/AM