Registradoras do Amazonas representam o estado em agenda indígena nacional

Compartilhe

As registradoras civis Geiza Matos (Barcelos) e Letícia Camargo Carvalho (São Gabriel da Cachoeira) estão cumprindo agenda institucional em Brasília entre os dias 08 e 09 de abril, representando o Amazonas em encontros nacionais voltados à promoção dos direitos civis dos povos indígenas.

A agenda contou com reuniões na Arpen-Brasil, na Funai e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com foco em ações que garantam o pleno acesso à documentação civil por parte das populações indígenas — maioria nos municípios das delegatárias.

Durante a reunião na Funai, as registradoras foram presenteadas com mapas de demarcação de terras indígenas pela coordenadora Andrea Bitencourt Prado. Já no CNJ, participaram da solenidade sobre a inclusão de etnias no registro civil, conforme estabelece a Resolução Conjunta nº 12/2024. O trabalho realizado no Amazonas foi elogiado e citado como referência pela conselheira Renata Gil.

As atividades também se alinham ao início do atendimento cartorário durante o Acampamento Terra Livre, que acontece na Esplanada dos Ministérios e envolve uma força-tarefa nacional de registradores civis para garantir cidadania aos povos originários.

Com atuação destacada, as registradoras reforçam o compromisso dos cartórios do Amazonas com a promoção da cidadania, da identidade e da dignidade dos povos indígenas.

Fonte: Anoreg/AM

Rolar para cima
Pular para o conteúdo