Capacitação reuniu mais de 40 participantes em conferência online, com a presença do presidente da Anoreg/AM, Marcelo Lima Filho, e do presidente do IRTDPJ Brasil, Rainey Marinho
O curso para novos registradores de TD e PJ do Amazonas realizado nesta quarta-feira (10.02) abordou as funcionalidades da Central RTDPJ Brasil. O evento contou com a presença de mais de 44 participantes em conferência online, com a presença do presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM), Marcelo Lima Filho, e do presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ Brasil), Rainey Marinho.
Os inscritos no curso foram aprovados no último concurso público de 2020. A transmissão foi feita pela plataforma Zoom, possibilitando maior acessibilidade por parte dos participantes e obedecendo às normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) acerca do distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o presidente da Anoreg/AM, Marcelo Lima Filho, a capacitação online foi uma oportunidade para que os novos registradores aprendessem mais sobre a plataforma, visando a melhoria da qualidade deste serviço à população amazonense. “Agradeço, em nome dos notários e registradores do Amazonas, pelo apoio do IRTDPJ para realização desse curso”, disse.
“Tive uma ótima impressão em relação à plataforma, realmente ela é muito intuitiva, simples e amigável, tanto da perspectiva do lado daqui do balcão quanto para o usuário. Eu acredito que nosso próximo exercício seja nos cadastrarmos e utilizarmos para aprendermos, na prática, o uso dessa ferramenta. Recomendo e encorajo a todos que comecem a utilizá-la e, assim, iniciarmos nossa turma de aprendizado”, completou.
Na ocasião, o presidente do IRTDPJ Brasil, Rainey Marinho, também reforçou a necessidade de uso da plataforma. “Eu agradeço a oportunidade de podermos promover e participar do curso. É um momento maravilhoso em que podemos explicar o uso da Central que, especialmente nesse período de pandemia, foi fundamental no nosso trabalho. Agradeço, também, a equipe de todo Instituto por ajudar a aprimorar este trabalho”, destacou.
Sobre a plataforma
O curso contou com a explanação de Rodrigo Pinho, responsável pelo gerenciamento da plataforma RTDPJ, que tratou sobre as funcionalidades da ferramenta para os notários e registradores do estado. Entre os principais recursos, foram abordadas as solicitações, o agendamento de pedidos, a desmaterialização do registro, compra de créditos, extratos, fale conosco, chat, andamento de protocolos e pedidos concluídos. “Hoje, os principais serviços para registro de títulos e documentos estão disponíveis na plataforma, que também passou por melhorias para atender o usuário”, disse.
Segundo a oficial de RTDPJ em Minas Gerais, Vanuza Arruda, a absorção de serviços na plataforma da Central RTDPJ visa facilitar a vida das pessoas. “São mais de 3.400 cartórios de TD e PJ espalhados por todo o Brasil. Com a plataforma, muitas pessoas já conseguem resolver questões de forma administrativa ao invés do meio judicial. Com a pandemia, também aumentou o volume de serviços via central de documentos. Essa Central é nossa, para desenvolver e aumentar nosso potencial de captação de clientes”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/AM