Foi concluída, nesta sexta-feira (28.08), a Sessão de Escolha do 2º Concurso Público para a Outorga de Delegações de Notas e de Registros do Estado do Amazonas. Todas as 51 vagas, em 41 cidades do estado, foram escolhidas. O certame, conduzido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ/AM) foi concluído com 156 candidatos aprovados. Clique aqui e veja a lista de escolha.

A sessão de escolha foi conduzida pelas desembargadoras Carla Reis, vice-presidente do TJ/AM, e Nélia Caminha Jorge, corregedora-geral de Justiça do Amazonas, e pelo presidente da Comissão do Concurso, desembargador Jomar Fernandes e contou com a participação do diretor da Esmam, desembargador João Simões; da subdiretora da Escola, desembargadora Joana dos Santos Meireles; das juízas Margareth Hoagen e Alessandra Cristina Raposo de Matos; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy; da representante do Ministério Público do Estado do Amazonas, promotora Cleucy Maria de Souza; e das representantes da Associação dos Notários e Registrados do Amazonas (Anoreg-AM) Joana Pontes e Maria Delza Silva. A abertura oficial foi feita pelo presidente da Corte, desembargador Domingos Chalub.
“Que os aprovados no certame tenham um excelente desempenho em suas funções. Pela legislação e pelo amparo constitucional, serão delegatários e passarão a ter a fé pública que é conferida a poucos mandatários autorizados pela legislação. É uma missão nobre e de muita responsabilidade, e que traz, também, um ônus por conta da responsabilidade objetiva, que é a de analisar, com muito cuidado, aquilo que será lançado com o selo de fé pública. Tenho certeza de que vossas excelências irão cumprir com a responsabilidade e a prestação inerentes às serventias extrajudiciais”, destacou desembargador Domingos Chalub.

Em mensagem enviada aos candidatos aprovados, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Nélia Caminha Jorge destacou que “as atividades extrajudiciais notariais e de registros que todos aqui presentes irão desempenhar constituem serviços públicos de importância fundamental para a população em geral, e para os diversos setores sociais e econômicos de nosso Estado, pois, todos vocês candidatos, nas suas respectivas funções, terão o elevado encargo de conferir segurança jurídica aos múltiplos negócios jurídicos que lhes serão, diariamente, submetidos”.

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM), esteve presente durante todo o evento, realizando a cobertura em tempo real da Sessão de Escolha em seu canal no Twitter. Para auxiliar os candidatos aprovados na escolha das unidades que vão assumir, a Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM) elaborou uma Cartilha com informações detalhadas sobre os serviços, dados socioeconômicos, de transporte e localizações dos municípios que devem receber os aprovados no concurso público.
Para o presidente da Anoreg/AM, Marcelo Lima Filho, a chegada dos novos delegatários é motivo de comemoração. “Essa audiência é o coroamento de um trabalho de três anos, conduzido com muita diligência e lisura por parte da Comissão do Tribunal de Justiça do Amazonas. É momento de felicitar os que estão chegando e parabenizar o Tribunal pelo excelente trabalho que fez e que o coloca como referência nacional pela forma com que conseguiu levar o concurso até a sua fase final”, ressaltou.

Das vagas disponíveis, oito estavam em Manaus, em unidades que prestam serviços de Registro Civil (nascimentos, casamentos e óbitos) e Tabelionatos de Notas (escrituras, procurações, testamentos, entre outros atos). Do total de vagas, 38 foram designadas pelo critério de provimento e 19 por remoção, sendo que oito unidades estiveram reservadas a pessoas com deficiência. Para serem aprovados, os candidatos se submeteram a diversas etapas de provas: objetiva de seleção, escrita e prática, oral e de títulos, em que foram avaliados os conhecimentos e/ou habilidades técnicas sobre todas as matérias relacionadas ao Direito.

Para a nova delegatária da Comarca de Fonte Boa, Thais Vieira, essa será uma experiência nunca vivida antes. “Estou vindo de coração aberto. Espero que eu tenha feito uma boa escolha. Já estou arrumando tudo, meu esposo também estava muito nervoso. Não tenho muita noção de como vou chegar lá, e este material que a Anoreg/AM nos deu, está sendo um divisor de águas”, disse.
Conhecida como a “mochileira”, por ter viajo e conhecido todos os municípios que estavam no edital, Leticia Camargo estava emocionada antes da sua escolha e afirmou que a conquista era em memória de sua mãe. “Esperei muito por este momento. Agora é fazer minha escolha e me entregar de alma e coração ao Amazonas. Quero fazer um bom trabalho, servir de forma positiva. Nunca vou esquecer da acolhida que recebi, em todos os lugares que eu pisei”, relatou a nova delegatária da cidade de Barcelos.
Clique aqui e veja todas as fotos dos dois dias de evento: Flickr.com-AnoregAM