VISITA AOS CARTÓRIOS: Conheça a história do 2º Ofício de Registro Civil de Manaus

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A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM) divulga a segunda edição do projeto “Visita aos Cartórios”, que conta a história de serventias extrajudiciais amazonenses, sob o olhar dos seus titulares ou representantes, explorando a trajetória e evolução destes locais, destacando os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas ao longo dos anos.

Desta vez, o cartório apresentado é o 2º Ofício de Registro Civil de Manaus, também conhecido como Cartório Miranda Sales, localizado na rua 10 de Julho, no Centro. Com um acervo de 584 livros de nascimento, 146 de casamento e 167 de óbitos, a serventia é centenária, com criação datada em 9 de janeiro de 1911, somando 113 anos de história na capital amazonense.

Sua atual titular é Maria da Graça de Miranda Sales, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pós-graduada em Direito Penal, Processo Penal e Direito Registral, pela mesma instituição. Maria da Graça é nascida no município de Maués, localizado a 257 quilômetros de distância da capital, comarca onde também atuou como titular de cartório judicial por 24 anos, até ser nomeada no 2º RCPN de Manaus por meio de concurso de remoção, em 2005, se tornando a terceira titular da história da serventia extrajudicial.

Primeiros passos

Quando Maria da Graça assumiu a titularidade do 2º RCPN, o cartório era gerenciado por um oficial interino, que coordenava a unidade desde o falecimento da titular anterior. Foi ele quem a recebeu e fez a transição. Uma das primeiras impressões que Maria da Graça teve ao chegar foi sobre a organização do acervo. “Os registradores que administravam o cartório, anteriormente, conservaram bem todo o acervo. Estava tudo organizado, limpo e em ordem, o que me surpreendeu positivamente”, disse Graça.

Embora o acervo estivesse em boas condições, a registradora enfrentou desafios tecnológicos. “Meu cartório em Maués era mais atualizado em termos de tecnologia. Quando cheguei aqui, encontrei o 2º Registro Civil ainda utilizando máquinas de escrever, antigas. Então implementei a digitalização, substituí as máquinas por computadores e iniciei a modernização do acervo”, destacou.

A delegatária acrescenta, ainda, que o cartório apresentava pendências financeiras, mas que, com o tempo, conseguiu contornar. À época, ela buscou ampliar os serviços e conseguiu, junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), uma autorização para executar atendimentos junto a um hospital particular de Manaus, o que ajudou a melhorar a situação financeira aos poucos, tornando-a mais controlada.

Mudança de endereço

O cartório funcionava na rua Alexandre Amorim, no bairro Aparecida, e foi Maria da Graça quem decidiu fazer a mudança para o Centro, em agosto de 2020. Segundo a titular, a estrutura do antigo local era estreita e inadequada, o que gerava reclamações dos clientes. “Encontrei um novo local e, apesar dos desafios, a mudança foi bem-sucedida. O novo espaço é mais amplo e confortável, o que agradou os clientes”, explicou.

Pandemia

Maria da Graça, que está há quase 20 anos à frente do 2º RCPN, destaca que a pandemia foi um dos momentos mais marcantes da sua trajetória na serventia. Ela explica que precisou continuar realizando os serviços por videoconferência, período que foi desafiador, mas também inovador. Hoje, o cartório ainda realiza atendimentos por videoconferência, pois foi uma inovação iniciada durante a pandemia que se mostrou muito útil, além de essencial durante o período difícil, conforme explica a delegatária.

“Ficou fechado por um tempo, mas criamos um call center e implementamos inovações para que as pessoas não precisassem vir ao cartório. Conseguimos ajustar rapidamente nossos processos. As pessoas podiam enviar documentos e agendar assinaturas de forma segura, sem contato direto. Utilizávamos pranchetas para que os clientes assinassem os documentos no carro, o que garantiu a segurança de todos”, explicou, acrescentando que o call center foi tão eficaz que também continuaram a utilizá-lo, dando maior comodidade aos clientes.

Além dos serviços de nascimento, casamento e óbito, o Cartório Miranda Sales realiza reconhecimento de paternidade, apostilamento, emissão de segunda via de CPF, entre outros.

Premiações

Conforme visto anteriormente, Maria da Graça está sempre buscando atualizar o parque tecnológico do cartório, seja por meio da melhoria dos equipamentos, da digitalização do acervo, entre outros. Essa atenção se reflete também em premiações como o Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA), realizado anualmente pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR). O projeto tem o objetivo de premiar os serviços notariais e de registro de todo o país que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários.

De 2018 para cá, o 2º Registro Civil de Pessoas Naturais de Manaus participou todos os anos, sendo ranqueado na categoria Diamante – a mais alta da premiação – nos últimos seis anos consecutivos.

Maria da Graça também inscreve sua serventia no “Cartório Top” desde 2021. O programa visa preparar as serventias para cumprirem boas práticas de gestão da qualidade voltadas à interpretação da norma NBR 15906/2021, norma esta na qual o Cartório Miranda Sales é certificado.

“A participação nesses projetos é importante porque nos permite evoluir profissionalmente e atualizar nossos conhecimentos. Com isso, consigo transmitir aos meus funcionários a importância de oferecer um atendimento de qualidade aos usuários, uma vez que é fundamental que eles confiem no nosso trabalho e percebam a segurança jurídica que proporcionamos. Além disso, participar da premiação contribui para a melhoria contínua da gestão do cartório, mantendo-nos atualizados e buscando sempre o aprimoramento”, explicou a titular.

Planos

A titular do 2º RCPN de Manaus possui um projeto que será lançado em breve. Trata-se de uma inteligência artificial (IA) que deve transformar o atendimento no cartório, fornecendo respostas detalhadas e abrangentes aos clientes, com informações sobre registros de nascimento, casamento e óbito,

“A principal vantagem da nova IA é sua capacidade de fornecer respostas extensivas e detalhadas. Por exemplo, ao perguntar sobre casamento, a inteligência artificial não apenas lista os documentos necessários, mas também informa sobre valores, regimes de casamento e outros detalhes relevantes. Isso representa um avanço significativo em relação ao sistema anterior, que exigia várias perguntas para obter todas essas informações”, explica Maria da Graça.

Quando ela fala em sistema anterior, se refere ao Chat Bot, que já está em operação e continua sendo uma ferramenta útil para consultas rápidas e objetivas.

A implementação da IA está em fase de revisão final para garantir a precisão das informações e, tão logo, a ferramenta deve ser lançada. “A expectativa é que a inteligência artificial estabeleça um novo padrão de atendimento ao cliente, refletindo a tendência crescente de incorporação de tecnologias avançadas nos serviços cartoriais”, afirmou.

Evolução dos cartórios

Segundo Sales, os cartórios de modo geral têm mostrado uma notável evolução nos últimos anos. Essa melhoria é visível tanto na infraestrutura quanto no atendimento ao usuário, refletindo um compromisso constante com a excelência.

“Os cartórios melhoraram sensivelmente, oferecendo espaços físicos mais adequados, além de melhorias no quadro de funcionários e prestadores de serviço. Essa busca por aprimoramento se reflete diretamente nos serviços oferecidos aos usuários. Investimentos em cursos de especialização e capacitação contínua dos colaboradores têm resultado em um serviço mais eficiente e profissional. A expectativa é que essa tendência de melhoria se mantenha, beneficiando cada vez mais a população”, disse a delegatária.

Ela afirma, ainda, que no segundo ofício, procura sempre aprimorar nossos serviços, incentivando e cobrando um desempenho exemplar dos funcionários, uma vez que o campo do registro civil é dinâmico e exige atualização constante para atender às novas demandas e legislações.

A titular aponta que uma das inovações que mais impactaram positivamente os serviços prestados foi a criação de postos de atendimento nas maternidades. Por meio dessa mudança, uma criança já pode sair da maternidade com o registro de nascimento em mãos. Além disso, óbitos podem ser registrados diretamente no Instituto Médico Legal (IML), que também conta com postos de atendimento.

“Esse esforço contínuo de modernização e capacitação nos cartórios está transformando o atendimento ao cidadão, garantindo que os serviços sejam realizados com a qualidade e a eficiência que a população merece”, concluiu a delegatária.

Texto e fotos: Alan Marcos Oliveira / Anoreg/AM

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