Treinamento sobre o Provimento 88/CNJ esclareceu procedimentos para prevenção e combate à lavagem de dinheiro e terrorismo

 em Comunicados, Notícias

O evento foi realizado pela Escola Nacional de Notários e Registadores (Ennor) e Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM)

Durante toda sexta-feira, 28/2, delegatários extrajudiciais do Amazonas puderam conhecer mais detalhes sobre o Provimento 88 do editado pelo Conselho Nacional de Justiça- CNJ, que trata de procedimentos relativos à prevenção a lavagem de dinheiro.

O treinamento foi aberto pelo presidente da Anoreg/AM, Marcelo Lima Filho, que falou da importância do esclarecimento, em alto nível a partir da exposição pelos especialistas, do Provimento 88/CNJ que trata dos procedimentos relativos ao combate à lavagem de dinheiro.


“Essa iniciativa da Anoreg/AM teve o objetivo de qualificar os oficiais, tabeliães e seus colaboradores para esta nova norma editada pela pelo CNJ que regulamenta a participação dos notários e registradores no sistema de combate à lavagem de dinheiro. Uma iniciativa voltada para qualificar todos os colegas que diante desta nova obrigação possam ter ferramentas para identificar operações passíveis de comunicação ao COAF ”, disse Marcelo.

Estiveram em Manaus, para ministrar o workshop os especialistas Hércules Benício, Doutor pela UNB e Tabelião no DF e Rafael Ximenes de Vasconcelos, procurador do Banco Central e diretor do COAF. O salão de conferências permaneceu ocupado por delegatários extrajudiciais ao logo de todo dia de evento.

“Há, desde o dia 3 de fevereiro de 2020, obrigação de Notários e Registradores do Brasil reportarem aos órgãos de inteligência financeiras operações que são atípicas e que sejam promovidas no âmbito dos registros e dos tabelionatos”, disse Hércules Benício.

Para o diretor do COAF, Rafael Vasconcelos, o evento merece todo reconhecimento da sociedade brasileira.

“O treinamento representa o comprometimento de um segmento importante que é o de Notários e Registradores, para melhorar o papel de colaborar com o sistema brasileiro de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo”, disse Rafael Ximenes de Vasconcelos.

Por Agnaldo Oliveira Júnior
Assessoria de Comunicação
Anoreg/AM

X