Projeto Amigos da Comunidade: Cartório Único de Barcelos promove ação de cidadania

 In Notícias

Seis comunidades do município de maior extensão territorial do Amazonas receberam serviços como palestras sobre registros públicos, atribuições da serventia, solicitação de certidões, atendimento médico e odontológico

Neste fim de semana, de 25 a 27 de junho, o projeto “Amigos da Comunidade”, organizado pelo Cartório Único de Barcelos e pela Igreja Presbiteriana, chegou às comunidades Bacabal, Bacuquara, Jaqueira, Nova Esperança, Romão e Terra Preta, todas localizadas no município, o de maior extensão territorial do Amazonas. Na ação foram oferecidos serviços como palestras sobre registros públicos, atribuições da serventia, solicitação de certidões, atendimento médico e odontológico, corte de cabelo, distribuição de roupas, brinquedos e kits de higiene, além de brincadeiras com as crianças e palestras sobre temas relacionados ao registro civil.

“Esse projeto promove a transformação de realidades sociais em comunidades de difícil acesso. Por meio dele, levamos cidadania, saúde e educação a essas famílias que nos recebem com muito prazer. É gratificante poder fazer parte dessa iniciativa que possui grande incentivo do segmento extrajudicial”, disse a titular do Cartório de Barcelos, Geiza Matos, acrescentando que, na comunidade Bacabal, foi realizado a primeiro atendimento do projeto para mudança de nome e gênero, solicitado por uma moradora transexual.

As palestras educativas também puderam esclarecer dúvidas da população sobre a importância dos registros de nascimento, casamento e escrituras declaratórias de união estável. Os novos serviços fornecidos pelo cartório, como emissão de CPF, foram divulgados aos líderes comunitários e moradores.

O “Amigos da Comunidade” teve seus trabalhos iniciados pela antiga titular, Letícia Camargo, em março deste ano, em parceria com a Igreja Presbiteriana de Barcelos e com o apoio de entidades como a Rede Anoreg de Responsabilidade Social (Rares-NR), Curadoria de Registro Civil da Anoreg/AM, Associação Indígena de Barcelos (Asiba), Rádio Conexão Total, Ministério Público, Exército e a empresa de Turismo Juliney Pesca.

Segundo o pastor da Igreja Presbiteriana, João Barroso, a responsabilidade social nada mais é do que fazer a sua parte dentro da sociedade. “Essas atitudes podem ser colocadas em prática de diversas maneiras, desde que visem colaborar com comunidades e pessoas menos favorecidas. O retorno dessas ações é a formação de cidadãos comprometidos com o mundo ao seu redor”, pontuou o pastor.

Já foram contempladas as comunidades Manacauaca, Dom Pedro 2, Cauburis e Piloto. A próxima ação está prevista para acontecer em setembro, em comunidades a serem definidas. Até lá, novos parceiros devem ingressar no projeto, também por conta do impacto social positivo gerado no município.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/AM

X