Anoreg/AM realiza aula inaugural do Curso de Direito Notarial e de Registro para novos delegatários do Amazonas

 em Eventos, Notícias

Participantes puderam se aprofundar nos temas essenciais da atividade extrajudicial e debater pontos de intersecção com o Poder Judiciário

Nesta segunda-feira (05.07), a Associação e o Sindicato dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM e Sinoreg/AM) promoveram a Aula Magna do Curso de Direito Notarial e de Registro para novos delegatários do estado, executado em parceria com a Escola Nacional de Notários e Registradores (Ennor). Os participantes puderam se aprofundar nos temas essenciais da atividade extrajudicial, conhecendo pontos de intersecção com o Poder Judiciário.

A abertura contou com a participação do presidente da Anoreg e do Sinoreg/AM, Marcelo Lima Filho, que destacou os esforços das entidades voltados à capacitação e agradeceu à parceria com a Ennor. “Temos promovido eventos virtuais e presenciais dedicados a esses colegas que estão chegando e assumindo uma serventia pela primeira vez, assim como aos que fazem parte há mais tempo. Essa grade de estudos montada para o público do Amazonas é um excepcional exemplo do que a Escola é capaz de fazer, trazendo grandes nomes que se destacam pelo conhecimento prático do Direito Notarial e Registral”, pontuou o presidente.

A primeira aula do curso foi ministrada pelo juiz auxiliar do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Jorsenildo Dourado do Nascimento, que também já teve passagem pela Corregedoria Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em sua apresentação abordou aspectos o histórico do serviço extrajudicial, o papel do CNJ, além de provimentos que fazem parte do dia a dia dos delegatários.

“Essa iniciativa é muito oportuna, visto que ainda se faz necessária uma certa aproximação entre a magistratura e os delegatários. Esse curso é um passo importante para quem está entrando na atividade extrajudicial, pois fortalece o segmento”, disse o magistrado parabenizando os novos titulares e valorizando o concurso público como selecionador de servidores competentes.

Responsável por mediar a Aula Magna, a diretora da Ennor, Fernanda Castro, destacou o conhecimento do primeiro palestrante do curso. “O senhor, como sempre, com essa habilidade nata sobre os fluxos extrajudiciais que, sem dúvida, contribuiu para dar um start nessa capacitação. A Escola procura atender os estados, reforçando a importância dos concursos para que cada delegatário possa se sentir melhor acolhido e contemplado com qualificação”, pontuou Fernanda, destacando que os próximos encontros focarão em atividades práticas.

Completando a aula inaugural, o diretor da Anoreg/AM, Cloves Siqueira, destacou a importância de ações instrutivas como o treinamento. “Com certeza, as dúvidas de muitos colegas que estão participando desse curso serão dissipadas nessas aulas. A Ennor é o mecanismo de aperfeiçoamento da nossa classe e é muito bom ter nossos conceitos sempre renovados, principalmente com a participação do Poder Judiciário na nossa atividade”, disse Cloves que receberá, na próxima quinta-feira, dia 8, o título de Cidadão do Amazonas, na Assembleia Legislativa do Estado.

Sobre o curso

Com carga horária de 30 horas, o treinamento segue até dia 23 de julho e tem como objetivo promover a disseminação de informações sobre as atividades notariais e de registro, sendo voltado aos delegatários que ingressaram nos cartórios do Amazonas recentemente por meio de concurso público.

O curso abordará a atividade extrajudicial sob o ponto de vista do Judiciário; Teoria Geral e Principiológica do Direito Registral; Gestão de Resultados no Serviço Notarial e Registral, Gestão Fiscal no Serviço Notarial e Registral, Direito Registral Imobiliário, Direito Registral Civil das Pessoas Naturais, Direito Registral Civil das Pessoas Jurídicas, Direito Registral de Títulos e Documentos e Gestão Digital dos Serviços Públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/AM

X