CGJ-AM realiza treinamento virtual para titulares de cartórios do Amazonas

 em Notícias

Com apoio da Anoreg/AM, Corregedoria prestou orientações sobre os procedimentos adotados no fluxo de trabalho das serventias.

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) realizou, nesta segunda-feira, (17), um treinamento virtual para titulares de cartórios amazonenses. Com apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM), a transmissão abordou temas como isenção de selos, compra de créditos emergenciais, pagamento de fundos e o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico (ONR).

A juíza auxiliar da CGJ-AM, Ida Maria Costa de Andrade, acompanhada de sua equipe de contadores e assessores jurídicos, prestou esclarecimentos e orientações aos delegatários sobre os procedimentos adotados no fluxo de trabalho das serventias extrajudiciais.

“Os cartórios são dotados de eficiência. É a eles que as pessoas recorrerem para que estes possam apaziguar, pacificar e saciar, na medida do possível, as demandas civis e jurídicas levadas pela população e é por este motivo que estas informações precisam estar alinhadas, para uma melhor prestação de serviço”, disse a magistrada Ida Andrade.

Ainda durante sua fala de abertura, a juíza auxiliar mencionou a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmando que os cartórios têm relação direta, uma vez que seus titulares são agentes de pacificação social. “Que sejam multiplicadores da paz mundial”, disse a desembargadora sobre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da e acrescentando que a Corregedoria se coloca à disposição dos delegatários.

Aproximadamente 70 delegatários participaram da reunião virtual onde puderam ser orientados, além de tirar dúvidas e dar sugestões para o aprimoramento dos processos em questão.

O vice-presidente da Anoreg/AM, Cloves Siqueira, representando o presidente David Gomes David, acompanhou o treinamento e pontuou que atividades como estas são essenciais para o segmento extrajudicial. “O diálogo direto com a Corregedoria é benéfico para a atividade pois os colegas podem tirar suas dúvidas e relatarem suas demandas do dia a dia. A ideia é que novos encontros como este sejam feitos, para que haja a manutenção e estreitamento das relações com nosso órgão fiscalizador”, disse o vice-presidente.

O treinamento virtual foi gravado e será enviado pela Anoreg/AM aos delegatários que não puderam participar.

Fonte: Anoreg/AM

X