CGJ/AM retoma Prêmio de Qualidade dos Cartórios Extrajudiciais do Amazonas

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A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) anunciou, por meio da Portaria nº 220/2025, a retomada do Prêmio de Qualidade dos Cartórios Extrajudiciais do Estado do Amazonas. A iniciativa busca valorizar o trabalho dos cartórios e reconhecer a excelência na prestação dos serviços extrajudiciais em todo o estado.

Instituído originalmente pelo Provimento nº 367/2020, o prêmio havia sido suspenso nos anos anteriores, mas volta em 2025 com critérios objetivos de avaliação e a proposta de incentivar boas práticas, inovações e melhorias contínuas no atendimento ao cidadão.

De acordo com a portaria, a retomada do prêmio visa “reconhecer e destacar a produtividade, eficiência e o compromisso das serventias extrajudiciais com a qualidade do serviço prestado à população”.

Selos de reconhecimento

A premiação será concedida anualmente, com base nas correições ordinárias realizadas pela Corregedoria. As serventias que atingirem os critérios exigidos receberão selos de qualidade em quatro níveis, de acordo com a pontuação obtida:

  • Selo Diamante: 95 a 100 pontos
  • Selo Ouro: 85 a 94,9 pontos
  • Selo Prata: 75 a 84,9 pontos
  • Selo Bronze: 65 a 74,9 pontos

Cartórios com nota inferior a 65 pontos não receberão selo, podendo ainda estar sujeitos a medidas administrativas.

Critérios de avaliação

A pontuação será atribuída a partir da análise de seis grandes eixos:

  1. Organização da serventia (15 pontos)
  2. Qualidade do atendimento (15 pontos)
  3. Regularidade dos atos praticados (15 pontos)
  4. Gestão administrativa (30 pontos)
  5. Cooperação com a Corregedoria (15 pontos)
  6. Inovação e eficiência (10 pontos)

Reconhecimento público

Além da certificação impressa, os cartórios premiados receberão distintos reconhecimentos públicos. Os que obtiverem o Selo Diamante terão matéria especial publicada no site do Tribunal de Justiça, além de elogio oficial. Já os cartórios com Selo Ouro e Prata também serão mencionados no site, e todos os níveis receberão certificados impressos.

A cerimônia oficial de entrega dos selos ocorrerá em dezembro de 2025, com a presença de autoridades do Judiciário e representantes das serventias extrajudiciais. Na ocasião, será divulgado o ranking completo das serventias avaliadas no ano.

Uma novidade da portaria é o “Selo Diamante Premium”, que será concedido às serventias que conquistarem o Selo Diamante por três anos consecutivos. O reconhecimento terá valor permanente no histórico do cartório.

Os selos terão validade de um ano, podendo ser revogados caso a serventia cometa infrações graves às normas vigentes, mediante processo administrativo.

Confira a portaria na íntegra, incluindo seus anexos:

Fonte: Anoreg/AM

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