Geiza Elem Matos, delegatária em Barcelos, fala sobre a sua trajetória profissional e os projetos inovadores de Cidadania que está conduzindo no município de maior extensão territorial do Amazonas
Na 4ª edição do especial “Perfil de Novos Delegatários”, que apresenta a trajetória profissional dos novos tabeliães e registradores aprovados no concurso público promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ/AM) para as unidades extrajudiciais, a Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM) conversa com Geiza Elem Souza de Matos.
Atualmente, a manauara de 32 anos está à frente da Comarca de Barcelos. Geiza é bacharel em Direito, especialista em Direito Civil, Negocial e Imobiliário e, também, especialista em Direito Notarial e Registral. Na entrevista à Anoreg/AM, a delegatária explana sobre sua passagem em dois cartórios do estado e destaca grandes projetos em andamento.
Leia a íntegra da entrevista:
Anoreg/AM – Como chegou ao segmento de serventias extrajudiciais?
Geiza Elem Souza de Matos – Ingressei na atividade em 2012, no 7º Tabelionato de Notas de Manaus, onde iniciei como escrevente. Em 2014, fui promovida à tabeliã substituta, cargo em que permaneci até o ano de 2018, quando tomei a decisão de prestar concurso público e logrei êxito no concurso do Amazonas.
Anoreg/AM – Como foi sua experiência à frente da Comarca de Pauini?
Geiza Elem Souza de Matos – Por ter sido minha primeira atuação como titular de uma serventia, o exercício da atividade extrajudicial em Pauini foi marcado por aprendizado e superação. Atuar no interior do Estado do Amazonas me aproximou de problemas que nunca havia vivenciado na prática. Alguns momentos marcados por muita emoção, como o primeiro registro tardio que realizei, na época, de uma senhora de 70 anos, além do primeiro registro de nascimento de uma criança indígena que havia percorrido cinco dias com seus pais em uma canoa, para conseguir ser registrada. Após minha experiência em Pauini, costumo dizer que somos o mais próximo da cidadania que muitos vão conseguir chegar, depois de percorrer longas distâncias.
Anoreg/AM – Em abril, houve o processo de reescolha e optou por migrar para Barcelos. Como tem sido a experiência na nova casa?
Geiza Elem Souza de Matos – Barcelos tem se demonstrado um desafio ainda maior que Pauini, pela extensão territorial do município, pelo tempo de existência da serventia e pela grande demanda envolvendo indígenas. Porém, a população está cada vez mais próxima do Cartório, apoiando nossa atuação com respeito e cooperação.
Anoreg/AM – Quais desafios tem enfrentado à frente destes cartórios?
Geiza Elem Souza de Matos – O maior desafio tem sido alinhar a rotina da serventia com a organização do acervo, capacitação dos colaboradores e informatização da serventia.
Anoreg/AM – Quais novos projetos estão sendo implementados no cartório?
Geiza Elem Souza de Matos – Em parceria com a Igreja Presbiteriana e inúmeros voluntários, desenvolvemos o projeto Amigos da Comunidade, que tem como objetivo levar cidadania para toda a população de Barcelos. Na rádio, uma vez por mês, esclarecemos dúvidas da população sobre Direito Notarial e Registral. Estamos finalizando, em parceria com a assistência social do Município, o projeto para entrega de certidões de nascimento na maternidade, para que todas as crianças saiam da maternidade já com seu registro de nascimento. Pretendemos, em parceria com o Ministério Público do Amazonas (MPAM), criar o projeto papo-cabeça que terá os jovens como público-alvo, com o objetivo de discutir temas relacionados ao direito de família, gravidez na adolescência, união estável, reconhecimento voluntário de paternidade, entre outros. A prestação de novos serviços, como emissão de CPF, também tem sido um marco nessa nova fase do cartório. Em Pauini foi possível alinhar, com a Fundação Nacional do Índio (Funai), os registros indígenas e, com o Poder Judiciário, a formalização administrativa de processo de retificação de registro.
Anoreg/AM – Quais serão seus próximos passos?
Geiza Elem Souza de Matos – Tornar a serventia extrajudicial de Barcelos uma referência na prestação do serviço extrajudicial e transformar realidades com acessibilidade e informação.
Anoreg/AM – Por fim, qual a importância dos serviços cartorários para a população?
Geiza Elem Souza de Matos – A nossa presença está em todos as fases da vida, do nascimento ao óbito, do casamento ao divórcio, da aquisição de propriedade à alienação. A partir do momento em que a população tem ciência disso, a nossa atividade passa a ser uma referência de segurança jurídica, confiança, preservação e defesa de direitos.
Confira outras matérias com delegatários do Amazonas:
Alan Felipe Provin (Iranduba) – https://anoregam.org.br/2021/04/13/perfil-alan-felipe-provin-titular-do-2o-oficio-de-iranduba/
Miguel Agra (Benjamin Constant) – https://anoregam.org.br/2021/05/14/tabeliao-e-registrador-miguel-dos-santos-agra-assume-a-serventia-extrajudicial-de-benjamin-constant/
Leonam Portela (5º RCPN de Manaus) – https://anoregam.org.br/2021/06/10/do-3o-ao-5o-rcpn-de-manaus-leonam-portela-relata-suas-experiencias-como-titular-de-cartorio/
Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/AM
